Aluno da rede estadual de Minas é premiado em competição tecnológica Maratona Tech

Os estudantes foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze, notebooks e bolsas para estudos na área de tecnologia

06/12/2022
-
3 min de leitura

João Pedro Correia Nascimento, aluno do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Antônio Luis Bastos, de Uberlândia, foi premiado com medalha de ouro, um notebook e cursos na área de tecnologia, por ser finalista na Maratona Tech, representando Minas Gerais na competição nacional. A cerimônia de premiação dos vencedores aconteceu em 10 de novembro. O evento é uma jornada de aprendizagem e desafios de tecnologia que visa despertar o protagonismo e o pensamento computacional dos jovens brasileiros, além do interesse por tecnologia.

A jornada do conhecimento premiou alunos e professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental e Ensino Médio do país. Participaram da competição, estudantes de diversas escolas de 13 estados brasileiros. O  grupo do aluno João Pedro era composto por estudantes de unidades de ensino dos estados da Bahia, Paraná, Ceará e São Paulo. 

O mineiro do Triângulo realizou várias atividades no decorrer da maratona, de onde saiu vitorioso. Criou jogos pela plataforma Scratch, além de apresentar como projeto final um jogo de perguntas e respostas, semelhante ao Quiz, sobre matemática e física.

“Já participei de uma maratona regional sobre tecnologia e agora fui selecionado para a Maratona Tech, após participar da Olimpíada Brasileira de Informática. Gostei de ter participado desta última competição, porque ela me ajudou a ter a certeza de que a área que devo seguir como profissional é a de programação, algo que gosto muito”, declarou João Pedro. 

A diretora da Escola Estadual Antônio Luis Bastos, Nuccia Alves Eustaquio Pinho, contou, orgulhosa, que o João Pedro é um dos melhores alunos da instituição e que a unidade sempre incentiva a participação dos estudantes em competições, Enem  e outras atividades regionais, estaduais e nacionais. “O João é um aluno muito bom, queremos mais exemplos como ele. Para isso, a escola vem  tentando  quebrar  a cultura  de que o estudante precisa só terminar o Ensino Médio. Estamos sempre estimulando a participação deles em atividades também fora da escola, como essa Maratona, por exemplo, mostrando que são capazes de ir além, de disputar e vencer qualquer desafio”, explicou a diretora. 

A iniciativa é da Associação Cactus, com apoio do Movimento Tech, uma plataforma de investimento social privado em educação que tem como objetivo despertar o interesse, capacitar e empregar pessoas na área da tecnologia. 

Maratona Tech 

A maratona é uma espécie de gincana escolar criada para despertar o interesse dos jovens pela tecnologia. Com desafios, gincanas e aulas, estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental aprenderam sobre tecnologia e foram instigados a assumir protagonismo em seus projetos de vida. A segunda fase terminou no dia 30 de setembro, deste ano, finalizando as etapas de formação, aprendizado e desafios dos estudantes participantes. Ao todo, foram entregues 50 medalhas de ouro, 150 de prata e 400 de bronze para os estudantes que mais se destacarem. 

A competição foi realizada em duas fases, sendo a primeira em maio, momento em os professores foram formados e receberam  os planos de aulas para aplicar com os alunos. Os educadores trabalharam sobre as profissões do futuro e uma gincana de pensamento computacional desplugado. Já a segunda fase foi a formação remota dos alunos, dividida em três módulos: projeto de vida e tecnologia; lógica e pensamento em blocos e criação de histórias digitais no Scratch.