Ações pedagógicas são detalhadas na segunda live da Secretaria de Educação com comunidade escolar

Mapa MG, Plano de Recomposição das Aprendizagens e Saeb 2023 estiveram entre os temas abordados

10/08/2023
-
4 min de leitura

Repetindo o engajamento da primeira live da série temática da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a segunda transmissão online com o tema “Ações Pedagógicas” da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), realizada nesta quinta-feira (10/8), contou com a participação de milhares de professores, diretores e especialistas da comunidade escolar da rede de ensino estadual.

À frente da transmissão, o secretário de Educação Igor Alvarenga convidou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante para falar sobre os principais programas da SEE/MG para efetivação dos processos de ensino e aprendizagem dos estudantes da rede estadual. Também participaram os superintendentes Graziela Trindade, Weynner Lopes e Júlia Drumond.

“Vamos falar de Mapa MG, uma ferramenta importante de apoio às ações didático-pedagógico dos nossos professores. As novidades e ações voltadas para Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece neste ano e estamos conversando com as regionais para que tenhamos em Minas Gerais a maior participação de estudantes na história da prova e possamos saber como está de fato a educação no estado”, iniciou o secretário da pasta. 

Superintendente da Escola de Formação, Weynner Lopes guiou os participantes na navegação pelos principais sites da Educação demonstrando a integração do  sistema. Materiais do Mapa MG, o Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso 2023 , Jornal Lupa e Se Liga na Educação estiveram na pauta do especialista. 

“Veja que é uma trilha que vai se formando, um material conversa com outro. Esse material é todo construído pensando nessa sequência progressiva e nível de complexidade”, explicou o superintendente. 

Além de disponível no site da SEE/MG, a subsecretária Izabella reforçou a necessidade de que material didático seja impresso para a utilização dos professores em sala de aula. “No início do ano, disponibilizamos uma carta para os professores orientando que o material fosse impresso. Estamos considerando que esse início de semestre todos estejam com o material em mãos. Caso seja necessário imprimir qualquer atividade para o estudante, também é possível. Já temos essa previsão e as escolas recebem repasses e isso pode ser realizado”, disse.

Apesar do extenso e rico material disponível, Graziela Trindade, superintendente de Políticas Pedagógicas, ressaltou a autonomia dos professores desenvolverem habilidades e competências de acordo com a realidade de cada sala de aula. 

“Todos esses materiais construídos e disponíveis para rede podem ser incrementados e adaptados considerando a necessidade  de cada modalidade. Os professores podem abusar da criatividade ao fazerem as complementações e uso das diversas possibilidades e estratégias didático-metodológicas para se aproximar dos estudantes. O nosso objetivo é subsidiar o desenvolvimento dessas atividades”, afirma.

Graziela ainda detalhou sobre as ações para o fortalecimento da rede que contam com Reforço Escolar, Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA) e as Intervenções Pedagógicas, com uma novidade neste semestre: o Agrupamento Temporário, também guiado por um documento orientador e material de apoio.  “Cada ação tem seu público, objetivo, orientações pedagógicas e componente pedagógicos específicos”, frisou.

Finalizando a live, Júlia Drummond, superintendente de Avaliação Educacional, abordou os critérios de avaliação do Saeb, que acontece de 23 de outubro a 10 de novembro de 2023. 

Além disso, a superintendente enfatizou o Prêmio Escola Transformação, uma ação importante da Secretaria de Educação que incentiva o alcance de melhores resultados dos indicadores de educação por meio de recursos para desenvolvimento de projetos pedagógicos. Ao todo, já foram distribuídos R$46,5 milhões em 679 prêmios para 535 escolas vencedoras.