Universidade oferece pós-graduação gratuita para educadores de todo país

Inscrições podem ser realizadas até o dia 23 de fevereiro no site da instituição

24/01/2024

Atenção professores da rede estadual de ensino que desejam ampliar seus conhecimentos: a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está oferecendo o  curso de pós-graduação “Escolas Resilientes e Educação para a Redução do Risco de Desastres”. O curso gratuito é voltado a agentes públicos e profissionais da área educacional, na modalidade EaD e tem carga horária de 420 horas.

Podem se inscrever administradores, assistentes de ensino, assistentes sociais, bibliotecários, coordenadores pedagógicos, diretores, funcionários de manutenção e limpeza, orientadores educacionais, pessoal de apoio administrativo, professores, profissionais de nutrição e alimentação escolar, profissionais de saúde escolar (enfermeiros, médicos), profissionais de segurança, profissionais de TI, psicólogos escolares, que tenham curso superior. Cada um desempenha papéis complementares na operação e gestão de escolas e, juntos, são fundamentais para a criação de um ambiente educacional seguro e resiliente.

Além disso, o curso visa integrar a comunidade escolar na construção de uma cultura de prevenção e resiliência nas escolas, preparando-os para enfrentar e gerir riscos de desastres de diversas tipologias. Ele integra conceitos de proteção e defesa civil em práticas pedagógicas e está alinhado com diretrizes nacionais e internacionais, incluindo a ‘Estrutura de Segurança Escolar Abrangente 2022-2030’ e o ‘Marco de Sendai’.

Essa pós-graduação é  resultado de uma parceria entre a UFJF e a Universidade Aberta do Brasil, com o patrocínio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

As vagas são limitadas e estão disponíveis para profissionais de todo o Brasil. Faça sua inscrição clicando aqui

Para mais informações, entre em contato por meio do e-mail escolas.resilientes@ufjf.br ou pelo WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Va6jQEx8aKvOgBh6o02I.