Unimontes oferece 30 vagas para novo curso técnico em fruticultura, em Janaúba

O processo seletivo está aberto até 15 de fevereiro, os interessados podem consultar o site da Universidade Encerra na próxima quarta-feira (15/2), as inscrições para o processo seletivo para o novo curso Técnico em Fruticultura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no campus de Janaúba. As inscrições podem ser feitas neste link. O curso […]

13/02/2023
-
3 min de leitura

O processo seletivo está aberto até 15 de fevereiro, os interessados podem consultar o site da Universidade

Encerra na próxima quarta-feira (15/2), as inscrições para o processo seletivo para o novo curso Técnico em Fruticultura da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no campus de Janaúba. As inscrições podem ser feitas neste link. O curso é gratuito, na modalidade presencial, com duração prevista de 24 meses, no Edital 01/2023, disponível no site. Os interessados poderão conferir as informações sobre o curso e o formulário para inscrição.

São ofertadas 30 vagas, sendo 15 para o Sistema Universal e 15 para Sistema de Reserva de Vagas, que contempla candidatos negros, de baixa renda e egressos de escola pública; candidatos egressos da escola pública, de baixa renda; candidatos indígenas, de baixa renda, egressos de escola pública; e pessoas com deficiência. Para se candidatar a uma vaga, é exigido que o candidato esteja matriculado no 2º ou 3º ano do ensino médio ou tenha o nível médio completo. A classificação se dará pela média das notas das disciplinas Português, Matemática e Biologia, cursadas no Ensino Médio e informadas no ato de inscrição.

A capacitação está sendo oferecida pelo Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CEPT) e a professora Maristella Martineli, do Departamento de Ciências Agrárias, do Campus Janaúba e coordenadora do curso, explica a importância dessa qualificação para o país. “ O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas. Considerando esse ranking, a fruticultura tem como característica a necessidade de mão de obra intensiva e qualificada, sendo responsável por ocupar cerca de 30% do total da mão de obra agrícola”, ressaltou Maristella.

Ela pontua também que o Norte do Estado de Minas Gerais é um dos principais polos de produção de frutas no Brasil. “Aqui na região, podemos destacar a produção para os cultivos de banana, lima ácida (limão) tahiti, mamão, manga, maracujá e uva, que atendem aos mercados nacionais e internacionais”, esclareceu a professora.

Formação e mercado de trabalho

O Técnico em Fruticultura torna-se apto para planejar, executar e acompanhar a produção, colheita e pós-colheita de plantas frutíferas, sementes e mudas. Se prepara para trabalhar no manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas, além de coordenar e supervisionar a aplicação de produtos agrotóxicos, técnicas de uso e conservação do solo e produção orgânica. E ainda, emitir laudos e pareceres.

O profissional poderá trabalhar em propriedades rurais, empresas de consultoria na produção de frutas, unidades produtivas agroindustriais, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa; comércio de equipamentos e produtos agrícolas; e cooperativas e associações rurais. Para mais informações sobre o curso e inscrições, consulte a página da Unimontes: www.cept.unimontes.br.