UFLA inicia cursos de especialização pelo Trilhas de Futuro Educadores para servidores da rede estadual de ensino

Os cursos de Educação Inclusiva e Especial e de Neurociências Aplicada à Educação estão sendo ofertados gratuitamente por meio do projeto de incentivo à formação continuada do Governo de Minas

06/10/2022

Nesta quarta-feira (5/10), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou uma aula inaugural online de dois cursos de especialização lato sensu voltados para a Educação Básica. A novidade é que os novos cursos foram criados em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para atender o programa Trilhas de Futuro Educadores, iniciativa do Governo de Minas que oferece cursos gratuitos de especialização, mestrado e doutorado aos servidores da rede pública estadual.

Os novos cursos de pós-graduação ofertados são Educação Inclusiva e Especial, que conta com 150 matriculados de 85 cidades mineiras, e de Neurociências Aplicada à Educação, com 122 matriculados, representando 63 municípios do Estado. Eles são ministrados no formato a distância (EAD).

A aula inicial contou com a participação dos coordenadores e professores dos novos cursos, além da secretária adjunta de Estado de Educação de Minas Gerais, Geniana Guimarães Faria; do superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; e do reitor da UFLA, João Chrysostomo de Resende.

Há a previsão de começar em novembro, também, o curso stricto sensu Mestrado em Educação, que disponibilizará 50 vagas. Atualmente o processo seletivo se encontra em fase final na UFLA.

“Esse é o pontapé inicial para cursos que são de extrema importância e estão alinhados em se tratando da ciência da aprendizagem, em especial neste momento tão desafiador para a Educação Básica. Agradeço a toda a equipe da UFLA e o carinho com o Trilhas do Futuro Educadores. Este é o maior projeto de formação continuada da América do Sul e contempla todos os profissionais da rede estadual efetivos e estáveis nas carreiras da Educação”, disse a Secretária Adjunta da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, na aula inaugural.

O reitor da UFLA, João Chrysostomo de Resende, destacou a importante iniciativa do Governo de Minas. “É um prazer essa parceria com a SEE/MG. Temos com certeza uma vida longa nesta caminhada e quem ganha é a sociedade. Iniciamos uma parceria com o Governador, com relação ao apoio à Universidade, e faço um elogio a essa situação”, pontuou o reitor.

O Superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues, agradeceu o empenho da UFLA no processo de certificação e credenciamento para atender o Trilhas de Futuro Educadores. “Temos 140 municípios mineiros representados nestes dois cursos e isso nos dá muita satisfação. Que nossos servidores tenham o melhor aproveitamento possível dessa iniciativa que foi pensada para a rede estadual de ensino. Temos uma expectativa muito grande neste estreitamento de relação entre a Educação Básica e a Educação Superior, este é um ótimo caminho”, ressaltou Paulo Henrique.

Trilhas de Futuro Educadores
O Trilhas de Futuro Educadores é um projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Governo do Estado de Minas Gerais que oferta, gratuitamente, vagas nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EAD, e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial, semipresencial/híbrida e EAD. O projeto é destinado aos servidores que atendem os critérios de participação, contidos no artigo 4º da Resolução SEE nº 4.707/2022, profissionais de cargo efetivo e estável das carreiras da Educação Básica da SEE/MG.