Trilhas de Futuro Educadores promove encontro com instituições parceiras em Belo Horizonte

No evento, foram discutidas as principais ações do projeto, que é a maior iniciativa de oferta de formação continuada para profissionais da Educação de Minas, e perspectivas para 2023

01/12/2022
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação realizou, nesta quarta-feira (30/11), em Belo Horizonte, o primeiro encontro presencial do ano com os representantes das 31 instituições de ensino superior credenciadas no projeto Trilhas de Futuro Educadores, que ofertam cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado) aos servidores da Educação, por meio da iniciativa. O Trilhas de Futuro Educadores é o maior projeto de formação continuada e desenvolvimento profissional dos servidores da Educação já realizado no Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). 

Atualmente, mais de 6 mil servidores cursam uma das formações gratuitas oferecidas por meio desta iniciativa. “O Trilhas Educadores é o maior programa de formação que já existiu no Estado.

Continuaremos juntos para fazer um programa ainda maior, mais robusto. Que este investimento chegue e faça diferença na vida de cada estudante dessa rede, porque todos os servidores do estado trabalham para fomentar a qualidade do ensino”, destacou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, em vídeo gravado para a abertura do encontro. 

Durante o evento, foram apresentadas as principais ações já realizadas pelo programa, perspectivas de novas ofertas de vagas, além de destacar a importância do fortalecimento da parceria realizada entre a SEE e as Instituições de Ensino Superior na oferta dos cursos lato e stricto sensu visando a qualificação e valorização dos profissionais. Além disso, foi discutido sobre a ampliação da parceria do projeto com a criação de um fórum de discussões para tratar de assuntos referentes à Educação Básica e o Ensino Superior. 

O superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues, destacou a importância do encontro com as instituições para alinhar as ações e definir diretrizes do projeto para o próximo ano. “Fizemos um balanço sobre as vagas oferecidas em 2022 e já conversamos sobre o que ainda está por vir, com a possibilidade de oferecermos mais vagas em 2023. Estamos muito otimistas em  ampliar  a parceria para outras instituições, para contribuir, fortalecer e melhorar ainda mais a educação em Minas Gerais”, explicou o superintendente. 

Participaram do encontro, a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro; a subsecretária de Ensino Superior,  Augusta Isabel Junqueira; equipe da Superintendência de Desenvolvimento e Avaliação SEE/MG; além dos representantes das instituições parceiras. 

Trilhas Educadores 

O Trilhas Educadores oferece, gratuitamente, vagas nos cursos de especialização e MBA, na modalidade educação a distância (EAD), e mestrado e doutorado, nas modalidades presencial, semipresencial/híbrida, por instituições de ensino superior credenciadas. Neste ano, foram  6.053 matrículas para os cursos lato sensu e 552 matrículas para os cursos stricto sensu, beneficiando servidores de várias carreiras, que atuam tanto nas escolas, como nas Superintendências Regionais e na Unidade Central. 

Foram ofertadas vagas em 179 cursos de temáticas diversas, de 31 instituições de ensino públicas e privadas credenciadas. As aulas das especializações, mestrado e doutorado, iniciaram ao longo do segundo semestre deste ano. Na oferta de 2022, o governo investiu cerca de R$ 32 milhões no Trilhas Educadores. Para 2023, a previsão da Secretaria é de dar continuidade ao projeto e  ampliar as parcerias.