Trilhas de Futuro abre período de matrículas para as vagas residuais em cursos técnicos gratuitos

Nesta etapa, os candidatos devem comparecer diretamente na unidade de ensino de seu interesse e as vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O catálogo de cursos está disponível na internet.

19/05/2022
-
3 min de leitura

Os jovens que buscam uma formação profissional e ainda não garantiram sua vaga em um curso técnico gratuito do Trilhas de Futuro têm agora uma nova oportunidade. Estão abertas as inscrições para as vagas residuais do programa ofertado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG). Mas, se você tem interesse, deve ficar ligado. As matrículas começam nesta quinta-feira, dia 19, e as vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada, diretamente nas instituições de ensino. O catálogo de cursos com as vagas residuais está disponível para consulta no site trilhasdefuturo.mg.gov.br.

Desta vez, as vagas são para qualquer candidato interessado, mesmo aqueles que não se inscreveram na chamada regular do programa. É importante destacar que nesta etapa de vagas residuais não haverá inscrição pelo site. O estudante deverá escolher a vaga de seu interesse no catálogo e comparecer à instituição de ensino, munido de toda documentação necessária, para realizar a matrícula:

– Identidade ou certidão de nascimento;
– CPF do estudante;
– Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do estudante, quando maior de idade;
– Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, quando ainda estiver no ensino médio;
– Declaração de conclusão ou histórico escolar, no caso de egresso do ensino médio.
– Para o estudante menor de idade, é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.

Formação profissional e Ajuda de custo

O Trilhas de Futuro é uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação, que oferta cursos técnicos gratuitos para estudantes de escolas públicas e privadas regularmente matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio ou em qualquer período da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Ensino Médio e também jovens que já concluíram essa etapa de ensino. Os cursos são realizados por escolas de ensino profissional privadas e públicas previamente credenciadas no programa.

Nesta segunda edição, foram ofertadas mais de 40 mil vagas em todo o estado. Além da formação técnica gratuita, o Trilhas de Futuro oferece também uma ajuda de custo de R$18,00 por dia, para alimentação e transporte. A previsão é que as aulas se iniciem no dia 25 de julho.