Servidores da Educação iniciam mestrado pelo projeto Trilhas de Futuro Educadores, maior investimento já realizado em formação continuada pelo Estado

Secretário Igor de Alvarenga acompanhou a aula inaugural na Unihorizontes, das turmas dos cursos de mestrado em Gestão Pública e Sociedade e Gestão da Inovação

10/10/2022
-
3 min de leitura

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, participou neste sábado (8/10) da aula inaugural da turma de mestrado em Gestão Pública e Sociedade e Gestão da Inovação, na Unihorizontes, curso que integra o Projeto Trilhas de Futuro Educadores. A instituição é uma das parceiras da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) na maior iniciativa de formação e capacitação dos servidores da rede estadual de ensino. 

Na abertura, Igor de Alvarenga deu boas-vindas aos alunos, todos servidores das carreiras da Educação, e destacou a importância do investimento do Governo de Minas neste projeto para a melhoria contínua da qualidade do ensino público das escolas estaduais. “O Trilhas do Futuro Educadores é o maior investimento já feito pelo Estado para qualificar professores, técnicos, assistentes técnicos de educação básica, servidores do órgão central e regionais. Essa oportunidade que está sendo ofertada é para construirmos juntos, a cada dia, mais qualidade de ensino, além da valorização e melhoria da carreira dos servidores. Este é objetivo do Trilhas”, ressaltou Igor. 

Também estiveram presentes na cerimônia, a subsecretária de Ensino Superior, Augusta Isabel Junqueira; o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; a pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da horizontes, Caissa Veloso e Sousa; e o pró-reitor de Relações Institucionais, professor Eduardo Soares de Oliveira. 

A pró-reitora Caissa Veloso e Sousa comentou a satisfação de receber os alunos. “É com muito orgulho que recebemos os 101 alunos da Secretaria de Estado de Educação. O Trilhas Educadores é um projeto amplo, não apenas para Minas Gerais, mas para o Brasil, porque tem a possibilidade de trazer 101 projetos voltados à educação, ao interesse dos jovens e adultos que são alunos da educação mineira”, explicou. 

Trilhas no Unihorizontes 

 A Unihorizontes é uma das 31 instituições credenciadas pela SEE/MG pelo Trilhas de Futuro Educadores, com oportunidade de formação continuada gratuita para profissionais da rede estadual de ensino. Está ofertando 51 vagas no curso de Mestrado Acadêmico em Administração, na área de Gestão Pública e Sociedade; e 50 vagas para o Mestrado Acadêmico em Administração para a temática Gestão da Inovação. A previsão de duração dos cursos é de 24 meses. 

Sobre o Trilhas de Futuro Educadores

É um Projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação, regulamentado pela Resolução SEE nº 4.697, de 13 de janeiro de 2022, no âmbito da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. São 31 instituições de ensino superior públicas e privadas credenciadas que ofertaram, neste primeiro momento, cerca de 25 mil vagas de cursos de pós-graduação (lato e stricto sensu) em 179 cursos. 

As oportunidades são destinadas para os servidores efetivos e estáveis da rede, para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) e stricto sensu (mestrado e doutorado), em  instituições de ensino superior credenciadas. Foram realizadas mais de 6 mil matrículas para os cursos lato sensu e 552 matrículas para os cursos stricto sensu. 

A maioria dos cursos de pós-graduação lato sensu iniciaram as aulas no mês de agosto e setembro, em formato a distância (EAD). E a partir de setembro, tiveram início as aulas dos cursos de mestrado e doutorado.