Seminários Regionais de Práticas Exitosas – Educadores EJA 2023 vão até 20 de outubro

A novidade desta 3ª edição é que os encontros ocorrerão nas 47 Superintendências Regionais de Ensino (SRE´s). Todos os professores das 1.346 escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão convidados a participar

20/09/2023

Começaram na última terça-feira (19/9) e vão até 20 de outubro os Seminários Regionais de Práticas Exitosas – Educadores EJA 2023. O evento já está em sua 3ª edição e tem a proposta de compartilhar as práticas exitosas realizadas pelos educadores da modalidade que terão a oportunidade de apresentar, para toda a comunidade escolar, as ações pedagógicas mais significativas.

Os seminários acontecerão de forma online, presencial ou híbrida de acordo com a escolha de cada SRE. A listagem com as datas e horários de cada evento pode ser acessada neste link. Esses encontros estão previstos no plano de ação do grupo de trabalho GT Educadores EJA, o qual é composto por servidores das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) e professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Diferente das edições anteriores, em que os seminários eram divididos por pólos, este ano os encontros ocorrerão em todas as Superintendência Regional de Ensino (SRE) para que mais escolas e professores tenham a oportunidade de participar. A ação impactará cerca de 105.569 estudantes. Todos os professores das 1.346 escolas que ofertam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram convidados a participar. A seleção das melhores práticas passou por avaliação das regionais que tiveram como critérios a abrangência da prática e o engajamento da comunidade escolar.

Segundo a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da SEE/MG, Denise Jacqueline Oliveira, essa é uma importante ação para o fortalecimento das aprendizagens e para a valorização dos professores que atuam nesta modalidade de ensino. “Esses seminários são uma grande oportunidade de socialização entre as escolas das práticas bem sucedidas que são desenvolvidas por professores e estudantes no cotidiano das salas de aula. O evento é, também, uma importante fonte de valorização do professor desta modalidade”.

A partir destes eventos regionais a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos, organizará o Seminário Estadual que está previsto para acontecer no mês de novembro.