Secretário de Educação realiza visitas técnicas na Escola de Formação e Rede Minas

A agenda do secretário Igor de Alvarenga incluiu reunião gerencial na Escola de Formação, no campus Gameleira, e visita técnica ao estúdio do Se Liga na Educação, na Rede Minas

26/08/2022
-
3 min de leitura

O secretário de Estado de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, cumpriu agenda externa na manhã desta quarta-feira (17/8), em visita técnica na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, situada no campus Gameleira, em Belo Horizonte, e no estúdio da Rede Minas onde é gravado o programa Se Liga na Educação.

Na Escola de Formação, o secretário conheceu as dependências, os servidores e visitou o Museu da Escola Professora Ana Maria Casasanta Peixoto – Centro de Memória da Educação Mineira, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico desde 2012, além de realizar reunião gerencial com o diretor Weynner Lopes Rodrigues. Entre os assuntos tratados estavam os cursos de capacitação desenvolvidos na modalidade Ensino a Distância (EAD) e o processo de produção do Mapa MG, ferramentas desenvolvidas que circulam em formato digital para o apoio do professor na aplicação do currículo em sala de aula.

Participaram da reunião, a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, e a assessora da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Iara Félix Viana.

A Escola de Formação, que integra a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), desenvolve e oferece durante todo o ano letivo cursos em EAD e seminários como ferramentas para o aprimoramento dos profissionais da educação da rede estadual. Neste primeiro semestre de 2022 foram formadas 107 turmas de capacitação.

Os cursos são voltados aos educadores, mas não limitados só aos professores. Especialistas, pedagogos e gestores escolares também podem participar e realizar as formações. Para o segundo semestre de 2022, dois cursos voltados aos educadores do Ensino Médio serão reabertos para novas turmas, o “Transformar”, voltado aos professores de escolas prioritárias, além do Google For Education, que forma turmas o ano todo. Também para este segundo semestre, haverá a abertura de dois novos cursos, o de professor de biblioteca e de reforço escolar.

Visita ao estúdio do programa Se Liga na Educação
Um momento de descontração ocorreu durante a visita do secretário Igor de Alvarenga ao estúdio do Se Liga na Educação, na Rede Minas. Igor, que é professor efetivo de Biologia da rede estadual de ensino, se arriscou em explicar o que é um quadrilátero no programa ao vivo, no quadro Tira-Dúvidas. O secretário se saiu muito bem em sua explicação, tendo o apoio dos professores presentes.

Na Rede Minas, Igor foi recebido pelo presidente da emissora, Ike Yagelovic, e pela diretora geral, Renata Maria Renault dos Santos.

Como assistir o Se Liga na Educação
A Rede Minas é transmitida em Belo Horizonte e na Região Metropolitana no canal 9 da TV Aberta. Para as outras cidades, verifique em http://redeminas.tv/como-sintonizar. As aulas também ficam disponíveis no youtube do canal e no aplicativo “Conexão Escola”.