Secretaria participa de intercâmbio para aperfeiçoamento do Censo Escolar, em Pernambuco
Encontro visou a melhoria na execução da pesquisa anual do INEP em Minas Gerais
Colaboração e troca de experiências marcaram o Intercâmbio de Boas Práticas do Censo Escolar entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco (SEE/PE), realizado nos dias 21 e 22 de março, em Recife. O encontro foi uma iniciativa da pasta mineira, que teve como objetivo possibilitar a implementação de melhorias no processo de coleta de dados do Censo Escolar da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), na rede estadual pública de ensino.
A equipe da Superintendência de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG foi recebida pela equipe de Coordenação Estadual do Censo Escolar de Pernambuco. Para a superintendente de Organização Escolar e Informações Educacionais da SEE/MG, Simone Aparecida Emerick, a proposta de intercâmbio entre os estados foi extremamente bem recebida pela equipe de Pernambuco.
“Durante o encontro, pudemos vivenciar experiências implementadas em Pernambuco que agregam valor ao processo de coleta dos dados para o Censo Escolar da Educação Básica. Foi nos apresentado o movimento que acontece no estado e como o Censo é tratado e diluído durante o ano todo, especialmente nas visitas feitas nas escolas, tanto no período de coleta quanto no período de retificação visando a qualidade do dado coletado”, detalhou a superintendente.
Censo Escolar da Educação
Coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Censo Escolar da Educação Básica é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.
Realizado anualmente, o Censo é construído em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A ferramenta é considerada fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país e acompanhar a efetividade das políticas públicas.