Secretaria de Educação reúne as 47 Superintendências Regionais de Ensino para o primeiro encontro gerencial de 2024

Evento abordou a manutenção dos projetos em curso e as novidades da rede estadual previstas para o ano letivo

31/01/2024
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) promoveu, nesta quarta-feira (31), o primeiro Encontro Gerencial com os representantes das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) de Minas Gerais. O encontro tem como objetivo o alinhamento dos projetos já em curso pela pasta e as novidades da rede estadual de ensino previstas para serem executadas ao longo do ano letivo de 2024. 

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, iniciou o encontro falando sobre uma das novidades que serão implantadas na rede estadual, o Projeto Socioemocional, que irá acompanhar as ações para a melhoria do clima escolar, do convívio entre estudantes e principalmente na prevenção do bullying e de violências dentro da escola. 

“Estamos iniciando um projeto estruturante, que é o projeto Socioemocional. Iremos implantá-lo em todas as nossas escolas, com a formação dos nossos especialistas, para trabalhar as competências e habilidades dos nossos estudantes. Estamos atentos em olhar para o interior da escola, na prática pedagógica e trabalhando o clima escolar”, explicou. 

O secretário ainda falou sobre dos projetos estruturadores da pasta voltados para o acesso, permanência e aprendizagem dos estudantes da rede estadual, dentre eles, o Plano de Recomposição das Aprendizagens (PRA), que será aprimorado, além da manutenção do Agrupamento Temporário, e a intensificação da Busca Ativa, por meio do Plano de Enfrentamento ao Abandono e à Evasão Escolar. 

Início do ano letivo 

Durante o encontro, os superintendentes regionais de Ensino ressaltaram a importância da atenção e apoio dado pela Secretaria de Educação às regionais, sempre que necessário.  Para isso, a Subsecretária de Articulação Educacional realiza um encontro semanal, de forma online, para alinhar as principais demandas. 

A secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães Faria, que também participou do encontro, destacou a importância do momento para alinhar as ações da pasta para o início do ano letivo, marcado para a próxima segunda-feira (5/2). 

“Essa é a primeira vez que fazemos esse encontro presencial com os representantes das SREs antes do início do ano escolar. Aqui iremos alinhar todas as questões que precisam ser organizadas para o ano letivo”, ressalta a secretária adjunta. 

“Sairemos mais fortalecidos do encontro porque trataremos sobre questões essenciais, como é o caso da apresentação da organização pedagógica. Tenho certeza que teremos os ajustes necessários, que geram motivação e otimismo”, comenta a superintendente regional de ensino de Conselheiro Lafaiete, Estael Pereira.