Secretaria de Educação realiza live sobre a segurança para tranquilizar comunidade escolar

Encontro reuniu representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, Polícia Militar, Polícia Civil, Sinepe e Undime

20/04/2023

Num dia histórico para a Educação de Minas Gerais, foi realizada na tarde desta quinta-feira (20/4), uma live com toda a rede mineira de educação, com o tema segurança nas escolas.

O encontro virtual reforçou as ações em conjunto do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar, marcando o Dia de Acolhimento pela Paz, realizado por todas as unidades da rede estadual de ensino. A live está no canal do YouTube da SEE/MG e ficará salva para posteriores visualizações.

A transmissão foi realizada de dentro da Escola Estadual Paschoal Comanducci, no bairro Jaqueline, em Belo Horizonte e conduzida pelo Secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga. Esta é a segunda live realizada em sua gestão que preza pelo diálogo e proximidade com a comunidade escolar.

Também estava presente a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães e demais representantes do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar no Estado de Minas Gerais, como a coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (MPMG), Dra. Ana Carolina Zambom; a Dra. Daniele Bellettato Nesrala, da Coordenadoria Estadual de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças e Adolescentes (DPMG); o Tenente-Coronel da PMMG, Flávio Jackson Ferreira Santiago; o delegado da Polícia Civil, Aloísio Fagundes; o presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe), Winder Almeida Souza; o Coordenador do Comitê de Segurança nas Escolas, Fernando Barros e a diretora executiva da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), Suely Duque Rodarte.

O tema principal foi o fortalecimento da rede de proteção e as ações de prevenção à violência no ambiente escolar, como o Programa de Convivência Democrática, os Núcleos de Acolhimento Educacional (NAEs) e a Patrulha Escolar da PMMG. Também foi pontuado sobre as disseminações das fakes news e as sanções e encaminhamentos nos casos de ameaças de violência que envolvam adolescentes.

“Os pais podem ficar tranquilos porque estamos todos trabalhando muito e em conjunto com os órgãos e instituições de segurança pública para que a escola seja o local mais seguro para nossas crianças. Hoje nossas escolas permaneceram sendo escolas. Queremos elas cada vez mais fortes, pacificadas e seguras. Estamos dando uma reação humana aos atos desumanos”, ressaltou o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga.

Além disso, o secretário deu um balanço de como foi o Dia de Acolhimento pela Paz, realizado em todas as escolas neste 20 de abril. Centenas de ações aconteceram simultaneamente nas escolas de Minas Gerais, por meio de atividades de integração e promoção de um ambiente acolhedor, oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades culturais.

“Este dia de ações pela paz vai perdurar. O Núcleo Interinstitucional foi criado para cuidar da comunidade escolar como um todo, não só da escola estadual, mas também da rede municipal e privada. A unificação dá dinamicidade aos processos preventivos e de apuração nos casos de ameaças. Esse é um trabalho permanente”, pontuou a secretária adjunta de Estado de Educação, Geniana Guimarães.

Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar formulou ações

O Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar no Estado de Minas Gerais (Nipemg) divulgou uma Carta Conjunta à Comunidade Escolar. O documento traz informações sobre as medidas de fortalecimento da rede de proteção no combate à violência, assim como a primeira versão do Protocolo de Acesso e Segurança para as instituições escolares.

A SEE/MG coordena o Nipemg, grupo que formulou as ações e é composto pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), o Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinepe) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime), além da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). Esses órgãos já são parceiros da Secretaria Estadual de Educação em diversas ações e já desenvolvem iniciativas em conjunto no âmbito educacional.