Secretaria de Educação é referência para elaboração do Mapa Estratégico de outros órgãos públicos do Estado 

A pasta abriu o primeiro encontro da Rede Estratégica do Governo de Minas para troca de experiências bem sucedidas

10/05/2023
-
3 min de leitura

Aconteceu no mês de março, o primeiro encontro da Rede Estratégia do Governo de Minas, com participação das equipes das Assessorias Estratégicas (Aest) de todos os órgãos do Estado. A iniciativa da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (Seplag/MG) cria uma rede de colaboração entre as equipes das Assessorias Estratégicas dos órgãos públicos estaduais para troca de experiências bem sucedidas. A proposta é que o encontro aconteça mensalmente e reúna, além da troca de boas práticas, formações voltadas para as equipes das Assessorias.

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) foi convidada para ser o primeiro órgão do Estado a compartilhar as boas práticas, contando sobre o processo de elaboração do Mapa Estratégico da pasta. A assessora-chefe da Assessoria Estratégica da SEE/MG e idealizadora do mapa, Clara Costa, falou um pouco sobre a experiência. 

“Ter recebido esse convite da Seplag foi um reconhecimento do trabalho realizado pela Secretaria de Educação. O Encontro foi muito importante, um momento de troca, uma vez que mesmo com todas as especificidades da educação, foi possível inspirar um pouco os outros órgãos e compartilhar soluções. Todos temos desafios parecidos em relação ao planejamento e a implementação dos projetos estratégicos”, comenta Clara. 

Mapa Estratégico 

A partir de reuniões realizadas com as subsecretarias e SREs, a Assessoria Estratégica elaborou uma estrutura inicial do Mapa Estratégico e o texto foi discutido internamente antes de ser publicado. Após a publicação, ocorreram momentos de escuta e troca com as equipes do nível central e SREs. 

O principal objetivo do Mapa Estratégico é resgatar os propósitos a serem alcançados pela SEE/MG, mostrar claramente a integração entre os projetos prioritários e, assim, garantir que toda a rede esteja alinhada com o órgão central, as Superintendências Regionais de Ensino (SREs) e as escolas da rede estadual. O novo Mapa Estratégico da SEE/MG construído entre o final de 2022 e início de 2023, pode ser acessado neste link.

A Assessoria Estratégica é responsável pelo planejamento estratégico da Secretaria, pelo acompanhamento e monitoramento dos projetos prioritários, pela construção de ferramentas para a melhoria da gestão do órgão e pela articulação entre as equipes.