Secretaria de Educação e Instituto Ânima oferecem especializações gratuitas em Coordenação Pedagógica, Projeto de Vida e Educação Financeira

São, ao todo,1.500 vagas para as pós-graduações gratuitas com duração de um ano. Professores da rede estadual podem se inscrever até 14 de fevereiro

08/02/2024
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com o Instituto Ânima, vai oferecer, gratuitamente, formações para o aprimoramento dos  profissionais da rede estadual de ensino. Estão disponíveis três especializações em Coordenação Pedagógica, Projeto de Vida e Educação Financeira, sendo que as duas últimas já estão abertas desde o ano passado. Essa é mais uma ação de formação continuada e gratuita, que contempla agora os especialistas em Educação Básica (EEB). Ao todo são 1.500 vagas distribuídas entre os três cursos, que têm a duração total de um ano.  O prazo para se inscrever vai até 14 de fevereiro. 

Todos os professores da rede estadual (efetivos ou convocados) podem realizar sua pré-inscrição. É importante frisar que os critérios para se inscrever são apenas ser professor da rede estadual de ensino e possuir curso superior completo, e o interessado pode se inscrever em apenas uma das opções.  

De acordo com o Instituto Ânima, professores efetivos terão preferência no processo de seleção. As pós-graduações disponíveis oferecem certificação pelo Ministério da Educação (MEC), contando com 3 módulos, totalizando 360 horas/aula e será em formato de Educação a Distância (EaD),  com encontros síncronos e assíncronos por meio da Plataforma Ulife, disponibilizada pelo Instituto Ânima.  

Especializações 

A previsão é que as aulas iniciem no mês de março. Os cursos são compostos por microcertificações, com três módulos diferentes. No que diz respeito ao curso de Coordenação Pedagógica, que está iniciando agora em 2024, o primeiro módulo trata das vivências pedagógicas, o segundo se refere a temas específicos da área de coordenação pedagógica e para terminar o curso oferece um módulo eletivo com possibilidades distintas, sobre temas mais gerais ou específicos, de escolha dos cursistas. Clique aqui para conferir a estrutura dos cursos. 

Os professores serão capacitados a trabalhar de maneira transversal, atual e em consonância com outros componentes curriculares, de forma a ampliar a visão crítica dos estudantes e reforçar a atuação cidadã e social desses  jovens. Durante a formação, os profissionais terão acesso a ferramentas e estratégias que poderão ser utilizadas para auxiliar o trabalho em sala de aula, de forma a conectar a teoria e a prática, abordando o assunto de maneira que faça sentido para os estudantes.

Para se inscrever nos cursos de Projeto de Vida e Educação Financeira, clique aqui. 

Para se inscrever no curso de Coordenação Pedagógica, clique aqui