Secretaria de Educação apresenta novo Diário Escolar Digital à rede estadual de ensino 

Intuitivo e com novas ferramentas, professores já podem conhecer funcionalidades do DED+,  disponível a partir de 27 de fevereiro

06/02/2024
-
4 min de leitura

Resultado da escuta e participação dos servidores que compõem a rede estadual de ensino, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) apresenta o novo Diário Escolar Digital+ (DED+), ferramenta que registra e acompanha a frequência e o desempenho dos estudantes da rede pública. Considerado uma das prioridades da SEE/MG, o DED+ é a versão aprimorada do sistema anterior do Diário Escolar Digital e com novas funcionalidades, construídas com o auxílio de professores, diretores e especialistas da rede estadual.

O novo sistema foi desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge), em parceria com a Assessoria de Inovação da SEE/MG. O DED+ estará disponível para uso a partir de 27 de fevereiro, mas professores e servidores da rede pública já podem explorar as novas funcionalidades no endereço: www.diário escolar digital.educacao.mg.gov.br

Cerca de 30 professores e diretores participaram do processo de escuta do usuário do DED+, incluindo etapas ativas de testes de usabilidade. Como destaca o assessor-chefe da Assessoria de Inovação, Magno Torquette, a interação entre desenvolvedores e usuários permitiu ajustes e melhorias na interface, que garantem um sistema mais responsivo às necessidades dos professores. “Não é uma ferramenta entregue para a rede usar, é uma ferramenta que a rede participou do desenvolvimento e, por isso, ela é muito mais intuitiva e fácil de usar”, diz.

A agilidade na navegação do DED+ e a diminuição de cliques para concluir tarefas também são destacadas pelo especialista. “Com uma tecnologia nova, o tempo de processamento de todas as funcionalidades vai ser bem menor, facilitando a vida do professor na sala de aula”, completa.

Principais mudanças do DED+

As principais novidades do DED+ focam em três funcionalidades: registro de chamadas, planejamento e acompanhamento de desempenho dos estudantes. 

Assim que acessam o DED+, os professores encontrarão uma lista de suas turmas, facilitando a localização e gerenciamento das atividades. Após selecionar a turma, o sistema apresenta o relatório geral da sala, contendo listagem dos estudantes, notas e faltas, podendo filtrar por bimestre ou pelo consolidado anual. Na mesma tela, com apenas um clique, o professor terá acesso a novidade da ‘Chamada do Dia’, registro de frequência do dia corrente.  

Além do acesso ao menu de aulas e de avaliações da turma, o sistema oferece o relatório individual do estudante, proporcionando aos professores uma visão mais detalhada da trajetória escolar de cada aluno ao longo do ano. Para o panorama geral da turma, pode ser visualizado um relatório por sala, incluindo listagem de estudantes, notas e faltas, com opção de filtragem por bimestre ou consolidado anual.

Para otimizar o fechamento do bimestre, o DED+ apresenta uma listagem categorizada das turmas com pendências de lançamentos, direcionando o professor diretamente às tarefas pendentes com agilidade.

Próximas etapas

Nesta primeira etapa de implementação, que inicia-se em 27 de fevereiro, o DED+ estará disponível para funcionalidades de uso dos professores. Gestores e especialistas terão acesso às funcionalidades específicas para uso de suas funções em breve, além da liberação de novas ferramentas para os docentes. 

“Vamos ter um processo de escuta dos especialistas e da gestão escolar para garantir que a gente vai entregar um módulo que seja tão útil e tão intuitivo, quanto o que estamos entregando aos professores”, destaca Magno. 

Até a data de liberação do acesso, 27 de fevereiro, professores serão cadastrados no sistema gradativamente e podem receber emails de confirmação.

A versão anterior do Diário Escolar Digital continuará disponível por meio do endereço www.ded.educacao.mg.gov.br