Regional de Pirapora recebe equipe da Educação para alinhamento de ações e reuniões técnicas

As Subsecretarias ministraram reuniões com inspetores, gestores e secretários escolares da circunscrição para abordar diversos assuntos

14/04/2023

Uma equipe do órgão central da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) realizou ao longo desta semana, entre segunda-feira (10/4) e esta sexta-feira (14/4), reuniões de capacitações, alinhamento de ações e reuniões administrativas na sede da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Pirapora. Representantes das Subsecretarias de Administração (SA), Articulação Educacional (SE), Desenvolvimento da Educação Básica (SB) e de Gestão de Recursos Humanos (SG) da SEE/MG ministraram os encontros.

O foco foi capacitar e orientar os cerca de 150 diretores, inspetores e secretários escolares e demais servidores das 36 escolas pertencentes à SRE Pirapora. Entre as pautas abordadas, estão questões administrativas, capacitação do Quadro de Pessoal, alinhamento sobre o Mapa Estratégico, educação do campo, aplicação do Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual e apuração das demandas da Ouvidoria Geral do Estado, entre outras.

Com os diretores e secretários de escolas, inspetores e servidores da diretoria de pessoal (DIPE), as reuniões foram para orientar sobre a operacionalização dos sistemas SISAP/SYSADP quanto a solicitação de preenchimento da vaga, confecção do QI até a integração no SISAP. A capacitação teve o objetivo de minimizar as falhas e erros que geram a falta ou atraso de pagamento dos servidores.

Além das reuniões técnicas, as unidades escolares da circunscrição foram visitadas para vistorias e orientações, incluindo escolas situadas na área rural. A regional de Pirapora é composta por nove municípios que juntos atendem cerca de 16 mil estudantes da rede estadual de ensino.

Na ocasião, o Subsecretário de Administração, Silas Fagundes, se reuniu, também, com o prefeito de São Romão, Marcello Meirelles de Mendonça, para discutir sobre a ampliação e reforma de uma escola na cidade. Em Santa Fé de Minas, o Subsecretário também fez reunião com o prefeito, Glebson José Leite Júnior, e a secretária Municipal de Educação, Glaucineide Nonato de Mendonça, que tratou sobre o atendimento do transporte escolar para os estudantes residentes na área rural. Também para tratar sobre obras em escola, Silas se encontrou com o prefeito de Várzea da Palma, Eduardo Monteiro de Abreu.

Para o subsecretário de Administração da SEE/MG, Silas Fagundes de Carvalho, esse encontro foi um momento importante para levantamento das demandas da região. “Realizamos uma força tarefa para atuar na capacitação dos servidores locais nos assuntos de infraestrutura, pessoal e pedagógico. Visitamos grande parte das 36 escolas da regional mais os anexos pertencentes à Secretaria de Estado de Educação para que pudéssemos identificar os problemas de infraestrutura e realizar um levantamento do que é necessário ser resolvido. As planilhas e projetos serão realizados para que os termos de compromissos sejam emitidos”, pontuou o Subsecretário.