Recesso escolar da rede estadual começa na próxima segunda-feira (17/7)

Estudantes terão duas semanas de descanso e as atividades serão retomadas no dia 1° de agosto, terça-feira

14/07/2023
-
3 min de leitura

O recesso escolar da rede estadual de ensino começa na próxima segunda-feira (17/7), conforme definido pelo Calendário Escolar 2023 da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Alunos e professores das instituições da rede terão duas semanas de descanso. As aulas serão retomadas no dia 1º de agosto, terça-feira. 

No período de 17 a 31 de julho, os cerca de 1,6 milhão de estudantes matriculados nas escolas estaduais terão a oportunidade de fazer uma pausa nas atividades escolares e aproveitar alguns dias de descanso, para retornarem renovados e com dedicação total aos estudos. 

Segundo semestre 

A partir de 1º de Agosto, já no segundo semestre letivo, as escolas retomarão as atividades normais. De acordo com o Calendário Escolar, este ano ainda terá dois sábados letivos, nos dias 16 de setembro e 18 de novembro. 

Em outubro, na semana das crianças, as instituições estaduais terão um outro recesso. Está previsto no Calendário que nos dias 9 a 13 de outubro não tenham aulas. 

O segundo semestre letivo termina no dia 20 de dezembro. Após essa data, nos dias 21 e 22 do referido mês, escolas ainda irão promover atividades e estudos independentes de recuperação para estudantes que tiveram dificuldades com os conteúdos ministrados ao longo do ano e ficaram abaixo da média de notas. 

Programação Se Liga na Educação

Nesta quinta-feira (13/7), estudantes e a diretora da Escola Estadual Celso Machado, em Belo Horizonte, receberam a equipe do programa “Se Liga na Educação”, da Rede Minas, para participar do último quadro “Tira-Dúvidas” do semestre, transmitido ao vivo. Estudantes dos ensinos fundamental e médio da instituição participaram do quadro e fizeram perguntas da área de biológicas. O Tira-dúvidas tem blocos onde os professores respondem às dúvidas dos estudantes relacionadas às aulas exibidas na Rede Minas naquele dia. As perguntas podem ser enviadas para o programa via aplicativo de mensagem ou até mesmo por telefone fixo.

Durante o período do recesso escolar, o Se Liga na Educação fará a reapresentação de aulas que já foram ao ar. As reprises irão do dia 17/7 até 31/7. Os estudantes podem aproveitar essa representação para rever conteúdos e atividades e refrescar a memória para os dois últimos bimestres. As aulas inéditas retornam também em 1º de agosto. O Se Liga na Educação é transmitido pela Rede Minas e pelo canal da emissora no YouTube e vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30.