Prorrogado para 21 de junho o prazo para matrículas do Trilhas de Futuro Educadores

Servidores da Educação contemplados com uma vaga de especialização devem efetivar a matrícula junto à instituição de ensino superior até a próxima terça-feira (21/6).

15/06/2022
-
4 min de leitura

Servidores da Educação que foram contemplados com uma vaga para um dos cursos gratuitos de especialização lato sensu oferecidos no projeto Trilhas de Futuro Educadores terão alguns dias a mais para realizar a matrícula. O período para o envio da documentação efetivação da matrícula foi prorrogado até a próxima terça-feira (21/6). O resultado das alocações dos servidores segue disponível no site www.trilhaseducadores.mg.gov.br.

O servidor deverá imprimir os documentos necessários e levar até a sua chefia imediata para assinar. Os documentos obrigatórios estão no manual do servidor que pode ser acessado neste link.

Todas as informações referentes à forma de como efetivar matrícula em cada instituição de ensino constam no catálogo de instituições, disponível na página oficial do Trilhas Educadores. Após o período de matrícula o servidor receberá um e-mail de confirmação.

Este projeto é a maior iniciativa de formação continuada realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e foi criado para fortalecer a qualificação dos educadores estaduais, promover a valorização da carreira profissional e aprimorar a qualidade do ensino público nas escolas da rede. Foram recebidas cerca de 42 mil inscrições. As formações são para diferentes áreas voltadas para profissionais da Educação efetivos e estáveis das carreiras da SEE, tanto para professores e especialistas de educação básica, quanto para os servidores técnico-administrativos que atuam nas escolas estaduais, nas regionais e na unidade central.

O início das aulas das especializações e MBAs está previsto para o dia 8 de agosto.

Mestrado e Doutorado

Vale ressaltar que o período de matrículas para os cursos de mestrado e doutorado pelo Trilhas Educadores seguirá os cronogramas próprios estabelecidos pelas instituições de ensino superior, que também possuem critérios próprios de seleção. A inscrição já realizada é a primeira etapa do processo seletivo para as candidaturas pleiteadas nos cursos de pós-graduação stricto sensu. Cada servidor deverá participar do processo seletivo da respectiva instituição de ensino a qual se candidatou. Os editais com as normas dos processos seletivos estão disponíveis no site do Projeto na aba “Mestrado/Doutorado”. É importante verificar os prazos de inscrição nas instituições, os documentos e etapas exigidas para sua participação no processo. A inscrição no sistema não gera garantia de vaga, devendo o candidato ser aprovado no processo seletivo da instituição.

O projeto ofertará, ao longo do ano, 40 mil vagas de forma gratuita para os servidores da Educação nos cursos pós-graduação lato sensu (especialização e MBA na modalidade EAD) e stricto sensu (mestrado e doutorado), em instituições de ensino superior de todo o país credenciadas pela SEE/MG.

Nova oportunidade

Os servidores da Educação interessados em cursar uma pós-graduação gratuita, mas que ainda não foram selecionados ou perderam o prazo de inscrição terão nova oportunidade de conquistar uma vaga por meio do Trilhas de Futuro Educadores. Após a etapa de matrículas dos candidatos selecionados, será divulgada uma nova lista de realocação daqueles que se inscreveram no processo, mas não haviam sido selecionados. O prazo para a matrícula de realocação será entre 29/06 e 05/07.

Já no período de 11/07 a 18/07, serão disponibilizadas as vagas residuais de especialização e MBA, que são aquelas que ainda não foram preenchidas. Nessa etapa, todos os interessados e que ainda não estão matriculados em uma formação, mesmo aqueles que não se inscreveram na primeira fase, poderão participar, desde que sejam servidores efetivos e estáveis das carreiras da Educação previstas no edital do projeto, que atuam nas escolas estaduais, nas Superintendências Regionais Ensino (SRE) e na unidade central.