Programa Regar amplia atuação para conscientizar estudantes sobre uso consciente da água e preservação ambiental

Segunda edição do programa vai impactar mais de 100 mil estudantes da rede estadual. Escolas podem aderir até o dia 31/8

11/05/2023
-
3 min de leitura

Foi lançada, nesta quinta-feira (11/5), a segunda edição do Programa Regar — Regular e Educar, uma parceria da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae/MG), por meio de uma live. Nesta edição, o programa vai impactar mais de 100 mil estudantes, localizados em municípios de dez Superintendências Regionais de Ensino (SREs). As escolas podem aderir ao Programa neste link, até o dia 31/8. 

O Programa Regar tem o objetivo de sensibilizar estudantes e profissionais da educação sobre as temáticas de saneamento, meio ambiente e regulação. O evento virtual contou com a participação da superintendente de Políticas Pedagógicas da SEE/MG, Graziela Trindade, e da diretora-geral da Arsae/MG, Laura Mendes Serrano, além de uma palestra sobre ações de educação ambiental e exposição de diretrizes do programa.

“O intuito do Programa é instrumentalizar a prática dos nossos professores da rede, oportunizando metodologias que garantam o desenvolvimento dos estudantes no âmbito das temáticas de meio ambiente e de recursos hídricos”, destacou a superintendente Graziela Trindade. 

As atividades para os estudantes são organizadas considerando os níveis e etapas de ensino e os materiais de apoio serão disponibilizados para auxiliar os professores no desenvolvimento das ações do programa. A diretora-geral da Arsae/MG, Laura Mendes Serrano, pontuou que o foco é a busca de uma mudança de cultura no que tange a preservação, a proteção ambiental, sempre com a visão do desenvolvimento sustentável como um tripé entre meio ambiente, sociedade e economia. 

Ao todo, mais de 100 mil estudantes de cerca de 194 municípios e 692 escolas estaduais, localizadas nas Bacias Hidrográficas do Rio São Francisco, Rio Doce e Rio Jequitinhonha, serão alcançados pelo programa, cuja proposta é criar um ambiente favorável para mudanças comportamentais em crianças, jovens e adultos para o uso adequado da água. Além das quatro SREs que já faziam parte do programa em 2022, Sete Lagoas, Nova Era, Ouro Preto e Pará de Minas, outras seis circunscrições serão contempladas, são elas: Conselheiro Lafaiete, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Guanhães e Ponte Nova. 

Próximos passos

Nos dias 23, 25 e 30 de maio, os profissionais que atuam nas escolas aderidas ao Programa Regar poderão participar de capacitações online e ao vivo, via YouTube, com a equipe técnica da Arsae-MG. O momento será dedicado para tratar de informações basilares e que irão auxiliar nas atividades a serem realizadas no âmbito da comunidade escolar. Será um espaço para troca de conhecimento e experiências sobre questões relacionadas ao meio ambiente, saneamento e regulação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O cadastro para a  capacitação pode ser realizado neste link, até o dia 5 de setembro.  

Para mais informações sobre o programa, acesse: http://www.arsae.mg.gov.br/regar/