Prazo de matrícula para o Trilhas de Futuro Educadores foi prorrogado para o dia 6 de agosto

Servidores contemplados pelo programa devem concluir matrícula na instituição indicada para efetivar a vaga

28/07/2023

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou o prazo para que os servidores contemplados nas vagas do programa Trilhas de Futuro Educadores concluam o processo de matrícula na instituição indicada até o dia 6 de agosto.  A decisão de estender a data limite para que os inscritos concluam a matrícula dos cursos de aperfeiçoamento considera as solicitações da comunidade escolar, que retoma as aulas na próxima terça-feira (1/8), após o recesso escolar.

“Atendendo às solicitações de servidores e das instituições de ensino superior que estão no processo de matrícula para os cursos de aperfeiçoamento do Trilhas de Futuro Educadores, a SEE decidiu prorrogar o prazo para as matrículas, que terminaria nesta sexta-feira”, destacou o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues.  “Portanto, um prazo adicional para que todos os servidores, incluindo aqueles que estavam de recesso nas escolas, possam efetivar suas matrículas”, completou.

Esta é a última chamada para que os inscritos nos cursos de aperfeiçoamento desta edição confiram o resultado da alocação no site do programa e garantam a vaga concluindo a matrícula diretamente com a instituição direcionada. Para realizar a matrícula, os servidores devem imprimir os três documentos gerados na conferência do resultado: ficha de anuência, termo de responsabilidade e carta de recomendação.

Além da Carta de Recomendação, que deve ser assinada pela chefia imediata, é necessário que o servidor verifique a documentação específica exigida pela instituição, para que também a envie juntamente com a Carta de Recomendação assinada pela chefia. O passo a passo detalhado do processo está disponível no Manual do Servidor e os dados de contato das instituições de ensino estão disponíveis no Catálogo das Instituições.

Mais de 12 mil vagas para servidores

Lançado em 2022, o programa Trilhas de Futuro Educadores alcança a marca de mais 12 mil vagas ofertadas a servidores da SEE/MG e das entidades vinculadas para cursos de aperfeiçoamento, pós-graduações, mestrados e doutorados.

Com investimentos de R$ 86 milhões pelo Governo de Minas nesta nova edição, foram disponibilizadas mais de 6 mil vagas para servidores da Educação, que juntam-se aos 6,5 mil matriculados na primeira edição do programa.

O superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues, destaca que os cursos foram escolhidos priorizando a diversidade do corpo de servidores da SEE/MG.

“Os conteúdos foram criteriosamente definidos pela SEE para ajudar os servidores a lidarem melhor com os desafios do nosso dia a dia e a complexidade das nossas atribuições como educadores e profissionais da educação”, diz Paulo. “Temos cursos na área pedagógica, administrativa e são todos cursos ofertados por instituições de ensino superior conceituadas e preparados com muito carinho”, concluiu.