Município de Capitão Enéas terá sete novas unidades escolares com recursos do Mãos Dadas

Projeto do Governo de Minas consiste no regime de colaboração entre Estado e Município, em conformidade à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)

23/03/2023
-
2 min de leitura

O Projeto Mãos Dadas está se tornando realidade em mais um município mineiro, que em regime de colaboração com o Governo do Estado. Localizado no Norte de Minas, Capitão Enéas aderiu ao projeto e iniciou os preparativos para a construção de quatro centros de educação infantil e três unidades escolares de ensino fundamental.

Para a efetivação dos investimentos, a Secretaria de Estado de Educação repassou R$15 milhões ao município, por meio do Mãos Dadas. “Estamos muito felizes com essa parceria, que vai transformar a educação no município. O Projeto Mãos Dadas oferece não só suporte financeiro, mas também apoio pedagógico. Já investimos quase R$ 1 bilhão nos 148 municípios que aderiram ao projeto, alcançando a marca de 60 mil estudantes atendidos nos anos iniciais”, explica o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, que nesta terça-feira (21/3) visitou o município de Capitão Enéas e conheceu alguns dos locais que vão abrigar as novas escolas.

Criado em 2021 pelo Governo de Minas Gerais, o Mãos Dadas tem como propósito a cooperação entre Estado e municípios na gestão do ensino público. Por meio da iniciativa, o Estado destina recursos para investimentos robustos de infraestrutura e apoio pedagógico aos municípios, a fim de oferecer a eles condições adequadas para absorverem à demanda de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental, conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

No início deste mês de março foi inaugurada a primeira escola do Projeto Mãos Dadas no estado, em Indaiabira, Norte de Minas. A nova unidade de ensino, Escola Municipal Professora Maria Lopes Cardoso possui infraestrutura completa e moderna para acolher os cerca de 200 alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental ( 1º  ao 5º ano).