Movimento Ecos 2024: escolas da rede estadual de ensino podem participar de atividades em defesa e conscientização do meio ambiente

Com tema “Mudanças Climáticas: causas e efeitos que afetam a sustentabilidade”, o projeto conta com a participação de escolas da rede estadual

12/04/2024
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O envolvimento dos estudantes em questões ambientais contribui para  sua conscientização sobre os desafios ambientais enfrentados pelo planeta, como mudanças climáticas, poluição e perda de biodiversidade. E neste sentido, o Movimento Ecos se tornou uma referência para escolas e estudantes do ensino médio. No último sábado (6/4), a Escola Superior Dom Helder Câmara lançou a edição de 2024 do Movimento, que tem como tema “Mudanças Climáticas: Causas e Efeitos que Afetam a Sustentabilidade”. 

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o Movimento Ecos promove atividades socioeducativas e culturais desde 2011, incentivando ações voltadas para a sustentabilidade. Em consonância com o tema deste ano, estão sendo desenvolvidos quatro editais autônomos, abrangendo áreas como redação, robótica, certificação ambiental e festival cultural.

“Essa é uma parceria muito importante para levar educação e consciência ambiental para nossos estudantes. A cada ano temos novas adesões de escolas estaduais de ensino médio e, para isso, é importante que os estudantes provoquem seus professores e juntos participem. Essa parceria da SEE/MG e da Dom Helder tem sido muito frutífera e esperamos cada vez mais adesão das escolas”, afirma a coordenadora de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular da SEE/MG, Rosália Diniz. 

Para participar dos editais, as escolas devem se credenciar até o dia 6 de maio, neste link. São 4 editais sendo, 2 abrangência estadual – para todas as escolas de ensino médio de Minas Gerais e 2 exclusivamente para 50 municípios da abrangência da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Colar Metropolitano.

Especialização em Educação Ambiental 

Além das atividades do Movimento Ecos, o evento também marcou a entrega de certificados de especialização em Educação Ambiental para 42 servidores da rede estadual de ensino. O curso foi oferecido por meio do programa Trilhas de Futuro Educadores, o maior projeto de formação continuada já desenvolvido pelo Governo de Minas, que oferta gratuitamente cursos lato sensu e formações stricto sensu para servidores da Educação.

Os concluintes também foram convidados para serem “Embaixadores do Movimento Ecos”, assumindo o compromisso de desenvolver atividades no Centro de Educação e Cooperação Socioambiental da Dom Helder, em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente, por meio da Pegada Ambiental ou outra atividade a ser desenvolvida em sua unidade de trabalho.

A professora de Geografia Adriana Fernandes dos Santos, que leciona em Betim, compartilhou sua experiência com o Trilhas de Futuro Educadores e elogiou o conceito do programa. “O processo de inscrição foi simples, não teve burocracia, e a recepção da faculdade foi muito boa. O curso foi além do esperado e abordou questões legais, o que achei muito interessante e recomendo”, destacou.

A professora Jenniffeer Melo, de Belo Horizonte, também recebeu seu certificado e enfatizou a qualidade da especialização proporcionada pelo Trilhas de Futuro Educadores. “O curso é de alta qualidade, exigiu o envolvimento dos estudantes e as avaliações foram criteriosas. Além disso, adaptaram-se às necessidades dos alunos do curso, o que foi muito bom”, concluiu.

Movimento Ecos

O Ecos é um movimento socioambiental que trabalha em defesa do meio ambiente, promovendo atividades culturais e socioeducativas junto às instituições escolares de ensino médio. Em conjunto com a SEE/MG, por meio de cooperação técnica, são desenvolvidas diversas iniciativas com estudantes, docentes e diretores de instituições da rede pública e privada de Minas Gerais.

O objetivo é contribuir para a criação de ideias, hábitos saudáveis por meio de projetos que promovam a consciência ambiental nos âmbitos individual, institucional e comunitário. Assim, a realidade vivida  se torna objeto de ação permanente. Pedagogicamente, o Movimento está alinhado às diretrizes e pressupostos da Educação Ambiental e ao Currículo Referência Minas Gerais (CRMG) e promove o engajamento estudantil em prol da consciência ecológica e da sustentabilidade.