Matrículas para especializações do Trilhas de Futuro Educadores devem ser feitas até o dia 16 de junho

A iniciativa do Governo de Minas ofertará gratuitamente 40 mil vagas de pós-graduação em instituições de ensino superior credenciadas, para os servidores da educação

02/06/2022

Os profissionais que se inscreveram e foram selecionados para os cursos gratuitos de pós-graduação lato-sensu (especialização ou MBA) pelo Trilhas de Futuro Educadores – maior iniciativa de formação continuada realizada pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) – devem fazer a matrícula na instituição de ensino superior credenciada indicada até o dia 16 de junho para garantir a sua vaga . As informações e orientações necessárias estão disponíveis no site do projeto.

O Trilhas de Futuro Educadores recebeu mais de 42 mil inscrições e, desse total, 9.411 foram selecionados e estão aptos a se matricular nos cursos de especialização ou MBA. Amauri Dias de Moura, técnico da educação da SEE/MG desde 2011 e servidor da unidade central, foi selecionado para o curso de Gestão de Tecnologia da Informação e fala da felicidade de poder fazer a especialização gratuita. “Tive a alegria de participar do processo seletivo do Trilhas Educadores e ser contemplado com bolsa 100% gratuita, oferecida pelo projeto. Esse curso é uma grande oportunidade que estou tendo e quero retribuir no meu trabalho na educação mineira, poder compartilhar experiências novas e aprendizados com meus colegas na Secretaria”, pontuou Amauri Dias.

Já o professor Alysson Simplício Soares Luz, que está atualmente como diretor da Escola Estadual Engenheiro Silvio Fonseca, em Belo Horizonte, se inscreveu para o mestrado em Gestão da Educação e ainda aguarda a seleção para se matricular no curso. Ele disse que nunca viu uma iniciativa de valorização da carreira profissional da educação, de melhoria da qualidade do ensino público em Minas Gerais, como o Trilhas de Futuro Educadores. “Sou servidor público da SEE/MG há 20 anos e este projeto surgiu como uma grande oportunidade, nunca vi um investimento como este na carreira da educação. É um sonho que eu já aguardava desde quando fiz a graduação. A iniciativa oferecida pelo governo de Minas, veio para somar em dois sentidos, para o profissional contemplado com o projeto e para o aluno que será beneficiado diretamente com o aprimoramento do ensino público. Isso é fundamental, porque através do conhecimento, vamos nos qualificar mais e replicar o conhecimento na comunidade escolar”, ressaltou Alysson Simplício.

O período de matrículas para os cursos de mestrado e doutorado pelo Trilhas seguirá os cronogramas próprios estabelecidos pelas instituições de ensino superior, que também possuem critérios próprios de seleção, e que serão divulgados em momento oportuno.

Trilhas de Futuro Educadores
O Trilhas de Futuro Educadores é um projeto do Governo do Estado de Minas Gerais criado para fortalecer a qualificação dos educadores estaduais, promover a valorização da carreira profissional e aprimorar a qualidade do ensino público nas escolas e nas instituições vinculadas à SEE/MG.

O projeto ofertará 40 mil vagas ao longo do ano, de forma gratuita, para os servidores da rede estadual de ensino, em cursos de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu, na modalidade EAD – Educação à Distância, em instituições de todo o país credenciadas pela SEE/MG. O início das aulas das especializações e MBAs está previsto para ocorrer no dia 1° de agosto deste ano.

Mais informações sobre o Trilhas de Futuro Educadores, CLIQUE AQUI.