Inscrições para os núcleos de Iniciação Científica das escolas estaduais estão abertas até o dia 13 de março

Poderão ser selecionados até dois Núcleos por escola, conforme diretrizes do edital N° 04/2023 da Secretaria de Estado de Educação. Estão abertas até o dia 13 de março as inscrições para seleção de projetos para o Programa Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) 2023/2024. Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de […]

08/03/2023
-
3 min de leitura

Poderão ser selecionados até dois Núcleos por escola, conforme diretrizes do edital N° 04/2023 da Secretaria de Estado de Educação.

Estão abertas até o dia 13 de março as inscrições para seleção de projetos para o Programa Iniciação Científica na Educação Básica (Iceb) 2023/2024. Nesta edição do programa, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá selecionar 400 projetos. Serão selecionados projetos de autoria de estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e séries correspondentes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições podem ser feitas neste link.

As regras e critérios para participação e escolha dos projetos que serão contemplados estão disponíveis no edital N° 04/2023 da SEE/MG. Poderão ser selecionados até dois Núcleos por escola, conforme diretrizes do edital. As 400 vagas do Iceb abordam todas as áreas de conhecimento, sendo 200 para cada um dos eixos de pesquisa: os Territórios de Iniciação Científica (TIC) e os Núcleos de Pesquisas e Estudos Africanos, Afro-brasileiros e da Diáspora (NUPEAAs).

“Os professores devem incentivar nossos estudantes a participarem. Esse programa é muito importante, fomenta o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de habilidades inerentes ao mundo da ciência e da pesquisa científica”, explicou a diretora de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da SEE/MG, Patrícia Aragão.

Projetos

De acordo com a Secretaria, os projetos inscritos no processo de seleção devem abordar temas que tenham relevância para a comunidade escolar e estar de acordo com o Projeto Político Pedagógico da escola.

Cabe destacar, ainda, que a pesquisa deve ser de autoria do Núcleo de Pesquisa e o projeto de pesquisa deve apresentar viabilidade de execução dentro do prazo previsto no edital, assim como estar em consonância com a realidade. É importante lembrar também que os estudantes devem escolher temas interessantes para o cotidiano e o contexto deles, impulsionando-os na investigação. Além disso, os pesquisadores deverão entregar, no último semestre do desenvolvimento do projeto, um relato de experiência e/ou artigo científico apresentando os resultados da pesquisa desenvolvida.

Para mais informações, os interessados devem acessar o Edital SEE n° 04/2023 de seleção dos projetos e consultar o(a) Especialista e o(a) Gestor(a) da sua escola.

ICEB

É a terceira edição do Programa de Iniciação Científica, coordenado pelo Núcleo Gestor, formado pela Coordenação de Temáticas Especiais e Transversalidade Curricular; Diretoria de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG.