Governo de Minas publica nomeação de 1.000 excedentes aprovados no concurso da Educação

Este é o primeiro lote de um total de aproximadamente 5 mil nomeações de excedentes referentes ao concurso público realizado em 2017

05/05/2023
-
3 min de leitura

O Governo de Minas Gerais publicou no Diário Oficial de Minas Gerais, desta sexta-feira (5/5), a nomeação de 1 mil novos profissionais da Educação aprovados em concurso público para atuar em escolas da rede estadual de ensino. As nomeações são referentes ao saldo de aprovados em concurso público da Educação, do Edital SEE nº 07/2017. Em abril deste ano, foi autorizada a nomeação de aproximadamente 5 mil candidatos.

Este é o primeiro lote de nomeações de candidatos que contemplará cargos de Professores de Educação Básica (PEB). Os profissionais nomeados atuarão em 221 municípios das 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs) do estado.

“Como forma de valorização profissional e para fortalecer ainda mais a qualidade da educação em todo o estado, o Governo de Minas está retomando a publicação das nomeações, com esse lote de excedentes dos aprovados no último concurso. Esse é o primeiro lote de outros quatro que serão publicados nos próximos meses. Essa ação é muito importante para, além de aumentar o número de servidores efetivos, reforçar as políticas educacionais da rede estadual de ensino”, explica a subsecretária de Gestão de Recursos Humanos da SEE/MG, Gláucia Ribeiro.

A lista completa pode ser acessada a partir da página 2 do Diário Oficial de Minas Gerais. O exame admissional dos candidatos nomeados será realizado pela Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional, da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais (SEPLAG/MG), nas datas e horários informados no neste link.

Desde o início desta gestão, diversas ações voltadas para valorização do profissional vêm sendo realizadas pela pasta, como a retomada das nomeações. O Governo de Minas já realizou, desde 2019, 14 mil nomeações de servidores aprovados em concurso público da Educação.

Novo concurso da Educação

Está em curso a realização de novo concurso para o total de 19.878 vagas, sendo 13.121 vagas para professor de educação básica, 3.393 para assistente técnico de educação básica, 1.656 de especialistas em educação básica, além de oportunidades para técnico de educação (311), analista educacional (407); analista educacional, na função de inspetor escolar (438) e analista de educação básica (552). A vencedora do certame para execução do concurso foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O edital está em fase de elaboração.