Estudantes mineiros apresentam projeto de Energia Limpa na maior mostra de ciências do país

Artur Gomes e João Vitor Gomes, da Escola Sandoval Soares de Azevedo, em Ibirité, participaram da 22ª edição Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada em São Paulo 

27/03/2024
-
3 min de leitura

O projeto desenvolvido pelos estudantes Artur Gomes e João Vitor Gomes, da Escola Sandoval Soares de Azevedo, de Ibirité, foi selecionado para participar da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo. O projeto “Eletrólise Caseira com H2O Descristalinizada: Hidrogênio e Amônia Verde”, desenvolvido pelos estudantes, foi finalista na categoria “Exatas e da Terra”, marcando presença na maior mostra pré-universitária de projetos de ciências e engenharia do país.

Ao todo, 226 projetos, elaborados por 498 estudantes do ensino fundamental, médio e técnico de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, foram selecionados para participar da Febrace. Cada equipe finalista teve a oportunidade de expor seu projeto em um stand durante o evento. Os projetos estão disponíveis para visualização na Mostra Virtual de Projetos.

João Vitor Gomes, estudante do terceiro ano do ensino médio, destacou a importância da experiência. “Participar de uma feira como a Febrace nos mostrou que temos muitas propostas que buscam fazer a diferença no mundo. Conhecer ideias diferentes com o mesmo propósito, o de tornar o mundo um lugar melhor, é uma das coisas que mais me chamou atenção. Somos todos colegas unidos por uma causa maior, de agregar positivamente ao planeta”.

Artur Gomes também compartilhou sua visão sobre a experiência: “A experiência de estar na Febrace foi rica em aprendizados e conhecimentos com os diversos trabalhos que também estão na feira. Conhecemos novas iniciativas e fizemos novas amizades. Além disso, percebemos o reconhecimento do nosso trabalho pelos retornos dos colegas, professores e avaliadores que elogiaram nossa iniciativa”, acrescenta.

Para a Lidiane Santos, professora de matemática e orientadora do projeto sobre energia limpa, a Febrace ofereceu aos estudantes um leque de oportunidades.

“Eles tiveram a chance de conhecer outros trabalhos, pessoas e culturas diferentes de todo o Brasil. Orientar e acompanhar meus alunos em uma feira deste tamanho é com certeza uma das melhores experiências que já tive, pois estou tendo a oportunidade de aprender, criar conexões, trocar experiências que com certeza levarei para minha vida pessoal e profissional e certamente será de grande importância para novos projetos”, enfatiza. 

A Escola Sandoval Soares de Azevedo pertence ao complexo da Fundação Helena Antipoff (FHA), que é vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). 

Sobre o projeto

O projeto desenvolvido pela dupla de estudantes de Ibirité seguiu critérios como criatividade, inovação, proposta de resposta original à questão levantada e confiabilidade do método. Eles realizaram uma ampla pesquisa sobre o funcionamento do processo, redação e validação dos dados compilados, além da criação de um protótipo com o objetivo de gerar energia elétrica por meio do hidrogênio para uso em ambientes domiciliares.

Sobre a Febrace

A Febrace é um movimento nacional que visa estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica. Desde 2003, a feira tem proporcionado oportunidades de interação entre escolas, universidades, estudantes, professores, profissionais e cientistas, criando espaços para a troca de experiências e ampliação das fronteiras do conhecimento.