Estudantes do Trilhas de Futuro fazem visitas técnicas para alinhar teoria e prática profissional

Instituições de ensino promovem em seus cursos técnicos visitas a empresas, departamentos de ensino superior, casas de saúde e demais lugares que possam agregar aprendizado

31/03/2023
-
3 min de leitura

Para os cerca de 100 mil estudantes do Trilhas de Futuro que estão nos cursos profissionalizantes em diversas regiões do Estado, muitas vezes ter contato direto com a profissão escolhida acontece somente no momento de prática proporcionada pela instituição de ensino. É uma visita em um centro cirúrgico, em departamentos de anatomia de escolas superiores, empresas de grande porte das áreas específicas, que muitas vezes realça ainda mais a vontade do aluno em seguir na carreira ou até mesmo perceber que tal área não é apropriada para sua vida. As visitas técnicas, segundo os professores e coordenadores, são essenciais na formação desses futuros profissionais.

Em Janaúba, no Norte de Minas, a Soeducar levou os estudantes do curso técnico de Segurança do Trabalho para Salvador, na Bahia. Eles viajaram cerca de mil quilômetros para visitar o Porto da TECON. “A visita nasceu a partir da discussão em sala de aula sobre a NR29 mais conhecida como a NR portuária. Foi uma grande oportunidade para ver na prática os temas debatidos em sala de aula.  A maioria dos nossos alunos não conhecia o mar e foi emocionante ver a satisfação deles”, conta o coordenador do curso da Soeducar, Ilidiano Braz Silva, conhecido como professor Didi, que já levou os alunos também à Petrobras e em uma fábrica de cimento. 

Além da aplicabilidade da teoria das disciplinas, os alunos podem conversar com os profissionais que atuam no mercado e tirar as suas dúvidas em relação a determinadas áreas de atuação.

Caso das turmas do curso técnico de Enfermagem da Enferminas, unidade de Juiz de Fora, que visitaram o Centro Cirúrgico do Hospital Monte Sinai, da rede privada, e o Hospital e Maternidade Terezinha de Jesus, do SUS. A coordenadora pedagógica da unidade, Michelle Aparecida Aliani, conta que este é um momento, sobretudo, encorajador. 

“Neste momento da prática eles conseguem entender como funciona e se familiarizam com o ambiente hospitalar. Ajuda a perceber se é realmente o que desejam. As visitas são muito positivas e os estudantes voltam mais motivados quando eles têm esse contato com os profissionais”, pontua Michelle. 

Um outro fator que é apontado pelo diretor da Conhecer Escola Técnica, de Belo Horizonte, Samuel Santos de Carvalho, é a oportunidade de ampliar os estudos através de museus de escolas superiores que têm rico acervo histórico. A Conhecer organizou uma visita no Museu de Anatomia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para cerca de 50 estudantes do módulo II dos cursos de Enfermagem e Radiologia. 

“Em uma visita no museu de anatomia da UFMG eles conseguem ver, por exemplo, diversas transformações que se passaram na Medicina, visualizam equipamentos antigos de radiologia e têm até contato com membros do corpo humano e cadáveres. Isso fortalece a aprendizagem nas disciplinas que têm anatomia que são importantes nos cursos de enfermagem e radiologia”, pontua Samuel. 

Até o momento,  248 instituições de ensino estão credenciadas no Trilhas de Futuro e oferecem 77 cursos profissionalizantes em 46 regionais do Estado. O Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) oferece cursos gratuitos em instituições públicas ou privadas. Os estudantes têm isenção do pagamento da mensalidade, recebem material didático específico, além de receber uma ajuda de custo diário para o pagamento de vale-transporte e alimentação. 

Fotos: SEE/Divulgação