Estudantes de Carmo do Paranaíba conhecem Cidade Administrativa e sede da Secretaria de Educação em projeto de cidadania

EE Antônio Atanásio foi premiada na terceira edição do Prêmio Escola Transformação do ano passado e desenvolve projeto pedagógico de Aprendizado Além dos Muros

05/09/2022
-
3 min de leitura

Alunos da Escola Estadual Antônio Atanásio, de Carmo do Paranaíba, região Centro-Oeste do estado, conheceram, na última quarta-feira (31/08), a Cidade Administrativa de Minas Gerais, sede do Governo do Estado, em Belo Horizonte. A visita faz parte das atividades do projeto pedagógico de “Aprendizagem Além dos Muros”, uma das iniciativas escolhidas pela unidade de ensino para aplicação dos recursos recebidos por meio do Prêmio Escola Transformação, idealizado pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). Durante a atividade, os estudantes foram recebidos pelo secretário de Educação, Igor de Alvarenga, em seu gabinete na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), além da secretária adjunta Geniana Faria, subsecretários e outros representantes de equipes que atuam no órgão central.

O Prêmio Escola Transformação reconhece publicamente as práticas e experiências exitosas das escolas públicas estaduais, com destaque nos resultados de desempenho e fluxo escolar nos seguintes níveis do ensino regular: anos iniciais do ensino fundamental e ensino médio. A E.E. Antônio Atanásio, que pertence à circunscrição da Superintendência Regional de Ensino Patos de Minas, conquistou a premiação na 3° edição do ano passado, pelos Anos Finais do Ensino Fundamental. “Com os recursos da premiação escolhemos desenvolver projetos de Horta Escolar, Desenho e Redação e Aprendizagem Além dos Muros. Essa visita integra uma iniciativa pedagógica de cidadania, que visa conhecer os Poderes da República do nosso país a nível de município, estado e federal”, conta o diretor da escola, Paulo César Silvano.

Prêmio Escola Transformação

Em 2021, o Prêmio Escola Transformação premiou 600 escolas estaduais, nas três edições anuais, sendo que a primeira atribuiu menção honrosa e a segunda e terceira recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos pedagógicos previstos no portfólio disponibilizado pela SEE/MG. Em 2022, já foram distribuídas 350 premiações de menção honrosa na primeira edição. Ao longo do ano serão mais duas edições, com até 350 premiações em cada, para as instituições que obtiverem os melhores resultados nos indicadores, sendo cada premiação no valor de R$ 100 mil. Além disso, na terceira edição, poderão ser pagos mais R$ 100 mil caso se confirme um crescimento da instituição nos resultados do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) entre os anos de 2021 e 2022.

A superintendente de Avaliação Educacional da SEE/MG, Júlia Drumond, destaca a importância de premiar as escolas, incentivar o desenvolvimento de projetos pedagógicos e boas práticas de ensino na rede estadual. “O prêmio é uma iniciativa acertada da SEE/MG para o reconhecimento das práticas exitosas das escolas estaduais. É uma retribuição às escolas que conquistaram, após grande esforço, destaques nesses resultados. Já percebemos os efeitos positivos na rede educacional, tanto na mobilização, quanto no incentivo de gestores e de toda comunidade escolar para participação nas avaliações e apropriação dos resultados para melhoria do ensino”, explica.

Para mais informações sobre o Prêmio Escola Transformação, clique aqui

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.