Estudantes da rede estadual protagonizam programação da Semana Estadual das Juventudes

Apresentação de projetos e ministração de oficinas, com o intuito de capacitar os estudantes, promoveram o protagonismo e o destaque das habilidades juvenis

18/08/2023
-
3 min de leitura

O fortalecimento do protagonismo juvenil marcou a programação da Semana Estadual das Juventudes na última quarta-feira (16/08), que aconteceu no Centro de Referência da Juventude, em Belo Horizonte. Estudantes de escolas estaduais participaram da programação, que teve como foco a capacitação e oportunidade do jovem se desenvolver socialmente e conquistar seu espaço na sociedade. 

O evento, que é parte da semana temática do Agosto das Juventudes 2023, foi realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), o Conselho Estadual da Juventude (Cejuve) e outras entidades. 

Os estudantes participaram de palestras e oficinas, em que puderam colocar em prática os ensinamentos aprendidos e serem protagonistas das atividades, pensadas e desenvolvidas por eles, com o auxílio dos monitores. Como os estudantes da Escola Estadual Padre João De Santo Antônio, em Santa Luzia, que participaram da oficina de audiovisual e desenvolveram pequenos vídeos, no evento mesmo, em que puderam abordar as vivências e as tradições da comunidade quilombola em que moram. 

“Eu participei do projeto `Cinema de Gambiarra`, em que tivemos o desafio de fazer um vídeo em menos de meia hora, editar e mostrar para o pessoal. Foi uma experiência bem bacana”, declara Nayara Cristina da Silva Souza, do 2º ano do ensino médio da instituição. “Achei muito interessante, participei de algo muito desafiador para mim, que foi gravar um vídeo em quinze minutos”, completa Eduardo Henrique Amorim Pereira, do 1º ano. 

Dando voz e oportunidade aos jovens estudantes

A oficina “Cinema de Gambiarra” também encantou os alunos da Escola Estadual Manoel Antonio de Souza, de Mateus Leme. Os estudantes Luan Cristian, do 2º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), e Luis Fernando Paiva, do 1º ano EMTI, destacaram que aprenderam muita coisa e que todos os alunos que estiveram lá adoraram. “Foi um evento muito incrível que ajudou a gente a aprender técnicas de gravação e a desbloquear habilidades que a gente nunca achou que conseguiria”, ressalta Luan Cristian.

A Escola Estadual Cônego Braga, de Mariana, participante do Programa de Iniciação Científica na Educação Básica (ICEB), apresentou repertórios de Slam, parte do projeto “Slam na Escola – Protagonismo e Representatividade”, desenvolvido pela instituição por meio do Programa ICEB. De acordo com o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG), os SLAMs são campeonatos de poesia, em que os participantes têm um tempo determinado para apresentarem performances de própria autoria. Gustavo Arcanjo Silva, do 2º ano ensino médio da instituição Cônego Braga, afirmou que recitar os poemas para o público do evento foi uma experiência muito satisfatória. 

As apresentações dos estudantes abordaram, de maneira crítica, assuntos como racismo, desigualdade social, machismo e violência. “Foi uma experiência muito marcante para os nossos estudantes, dada a interação e participação dos jovens que tiveram a oportunidade de assistir”, pontua Marco Antônio de Oliveira, o diretor da escola. 

A programação do evento também contou com palestras, com temáticas sobre impacto social, empreendedorismo e empregabilidade, esporte, saúde mental e dignidade menstrual, e com outras oficinas. Os estudantes que participaram da programação do evento irão receber um certificado, que vale, inclusive, para constar no currículo profissional dos jovens. 

Fotos: SEE-MG / Divulgação