Estudante da rede estadual de Passos representará Minas no programa Jovem Senador

A vencedora do concurso poderá sugerir e aprovar projetos de lei durante a ‘Semana de Vivência Legislativa’ em Brasília

27/06/2023

Foi elegendo a importância do acesso à informação, da família e do impacto da pandemia da Covid-19 como fundamentais para o tema “Saúde mental das escolas públicas” que a estudante Ana Laura Chaves, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, de Passos, venceu o Concurso de Redação do Senado Federal. A jovem de 17 anos cursa o 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral  (EMTI)  e representará Minas Gerais na Casa Legislativa.

Ela é uma dos 27 selecionados da rede de ensino pública de todo o país, um de cada estado e Distrito Federal (DF), que poderão criar e aprovar projetos de leis para o país durante a Semana de Vivência Legislativa, que acontece entre os dias 21 a 25 de agosto deste ano, em Brasília.

Durante o processo de seleção, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu milhares de redações de estudantes do ensino médio de todo o estado. Nesta etapa, uma comissão avaliadora estadual selecionou as três redações mais relevantes sobre o tema  “Saúde mental nas escolas públicas”. Dentre as finalistas, o texto dissertativo-argumentativo de Ana Laura destacou-se e garantiu a experiência de vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional. A redação de Ana Laura pode ser lida aqui

Com os nomes dos vencedores mantidos em segredo pela organização do concurso, Ana Laura foi surpreendida com a notícia em uma cerimônia com os colegas, professores, pais e representantes da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Passos, responsável pela coordenação da escola.

“Quando fiquei sabendo do concurso do Jovem Senador fiquei bem empolgada, achei o tema interessante. Além da proposta de poder conhecer Brasília. Tentei me dedicar ao máximo, foi a redação que mais me dediquei”, conta a jovem.

Para chegar à versão final, Ana Laura ressalta que foi necessário muita pesquisa sobre o tema. “Saúde mental é algo que precisa ser mais falado, principalmente, depois da pandemia, que afetou a todos e, especialmente, os jovens. E a escola pública é um ambiente que reflete a questão da saúde mental e família também é muito importante nesse processo”, diz.

Apesar da surpresa da estudante, a professora da E.E. Profª. Júlia Kubitschek, Jéssica Chagas, que atuou como orientadora da jovem, relata que sabia do potencial da aluna. “Quando apresentei o tema, percebi que ela estava empolgada, por ser um assunto atual e importante para os adolescentes. Apesar da minha orientação, ela fez tudo sozinha, com mínimas modificações e o mérito é todo dela”, diz a professora.

Para Lael Souza, superintendente de Passos, a visibilidade e o engajamento de Ana Laura no programa nacional devem estimular o interesse dos estudantes de toda a rede de ensino da regional. “É uma alegria imensa ver nossos alunos participando do Jovem Senador, pois através desse projeto será despertado o senso crítico, político e social dos nossos jovens que estão saindo do ensino médio”, completa.

Semana de senadora

Na visita ao Senado, Ana Laura e demais participantes terão a oportunidade de vivenciar o trabalho legislativo, discutindo e propondo ideias para novas leis. A legislatura tem duração de quatro dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.

Criado em 2008, o programa Jovem Senador busca transformar a vivência no Senado em consciência política dos estudantes, que aprendem a reivindicar seus direitos e exercer os seus deveres, podendo interferir na realidade de sua comunidade e até do seu país.