Escolas estaduais de Montes Claros participam do Encontro Literário do Cerrado

O evento, realizado entre os dias 17 e 22/10, conta com uma programação diversificada e distribuição de vale-livros para alunos e professores da rede, por meio de parceria com a SEE/MG

21/10/2022
-
3 min de leitura

A cidade de Montes Claros está em festa nesta semana. O município do Norte de Minas recebeu pela primeira vez o Encontro Literário do Cerrado (Elicer), evento que reúne alunos e professores de escolas estaduais da região. O Encontro, que começou nesta segunda-feira (17/10) vai até sábado (22/10), e tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura em jovens e adultos. Com uma programação diversificada, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) viabilizou a participação de alunos e professores da rede, com a distribuição de vale-livros e custeio de transporte e alimentação.


A emoção tomou conta da diretora da Escola Estadual Tiburtino Pena, Edna Rosângela. É que a escola é uma das unidades que participou do evento no município. “Participar deste encontro foi de uma importância indescritível. Tivemos o prazer de levar 365 alunos, 8 coordenadores e 32 professores. Além de se tratar de uma ação totalmente voltada ao incentivo à leitura, vivenciar experiências de conhecer as obras literárias, ouvir a contação de histórias e adquirir livros foi memorável!”, conta.


Durante a participação dos alunos no evento, Edna destacou a felicidade dos alunos. “Em todos os momentos foram perceptíveis a alegria e o encantamento dos alunos. A maioria deles nunca havia comprado um livro, nem tampouco conheciam uma livraria”. A aluna do 1º ano do Ensino Médio em Tempo Integral, da EE Tiburtino Pena, Vitória Euni, falou sobre a experiência e o despertar do interesse pela leitura nos alunos. “Eu amei os livros que adquiri, além de ser uma boa experiência em que os alunos vivenciaram. Tudo isso desperta o interesse na leitura e você se diverte e aprende”.


A Escola Estadual Benjamin Versiani dos Anjos foi uma das primeiras escolas a participar do primeiro dia do encontro. A professora de História, Luciana Fonseca, elogiou a estrutura do evento e o fato dos alunos adquirem livros para a vida. “Nós tivemos a oportunidade de estarmos presentes na segunda-feira (17/10) no primeiro dia do evento. Foi maravilhosa a organização do encontro, o espaço físico, a programação cultural, e os meninos participaram de toda a programação. A compra dos livros foi um caso à parte, porque pela primeira vez muitos tiveram a oportunidade de comprarem algo para eles”, contou a professora.


O Circuito Mineiro Elicer deste ano está passando por várias cidades mineiras, com mais quatro edições além de Montes Claros. O Encontro Literário do Cerrado começou em 2015 e mais de 200 mil pessoas já participaram do evento em todo o estado. O local conta com expositores de livros, bate papo com autores de todo o país e estrangeiros, contação de histórias, apresentações artísticas, teatro, além de poesia em cordel fazem parte do cardápio.