Escolas do EMTI promovem acolhimento diferenciado para receber os novos estudantes

Alunos veteranos realizam o acolhimento com festa e atividades integradoras. Ação também é o pontapé inicial do componente curricular Projeto de Vida

28/03/2023

As escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) pertencentes à rede pública estadual de ensino de Minas Gerais, realizaram, durante os meses de fevereiro e março, ações para o Acolhimento Marco Zero. O movimento ocorreu de forma criativa e liderada pelos alunos veteranos que receberam os novos estudantes do 1° ano do ensino médio com atividades como rodas de conversas, dinâmicas e apresentações artísticas. Além disso, esse é o primeiro passo para que o componente curricular Projeto de Vida seja apresentado aos novos colegas.

Nesta ação, estudantes do 2º, 3º anos e egressos das escolas EMTI, acolhem os jovens do 1º ano e recém-chegados. Os veteranos passaram pela formação de Jovens Protagonistas para o Acolhimento. Participaram da ação 438 escolas em 42 Superintendências Regionais de Educação do estado, onde cerca de 25 mil estudantes estiveram envolvidos no acolhimento, que teve como objetivo sensibilizar os jovens recém-chegados às suas respectivas escolas.

A diretora da Escola Estadual Sandoval Levindo Coelho, em Ubá, Valdezita Paula Lopes Barbosa, pontuou a relevância dessa ação para os adolescentes. “Os estudantes veteranos dão as boas-vindas aos novatos à sua nova casa e isso gera uma integração muito grande entre eles. Os professores ficam como espectadores e são os estudantes que promovem o acolhimento e todas as ações, assumindo a ação como protagonistas”, conta Valdezita, que diz ver um salto na relação interpessoal entre eles.

“A maturidade que eles desenvolvem, a auto-confiança, essa auto valorização que é desenvolvida a partir do jovem protagonista. Eles se sentem, realmente, pertencentes ao espaço da escola”, completa a Diretora.

Este é, ainda, o primeiro momento que os novos estudantes têm contato com reflexões trazidas pelo componente curricular Projeto de Vida. A professora de educação física da Escola Estadual João Paulo I, em Betim, Ariane Silva Leite Costa, conta que entre as diversas atividades, foi realizado o varal dos sonhos. “O Marco Zero é o início da vida deles em uma escola em tempo integral. Eles entendem neste dia sobre a dinâmica, a perspectiva, passar a conhecer e percebem a escola toda integrada, inclusive com os familiares”, relata a professora.

Um dos momentos mais emocionantes na E.E. João Paulo I ocorreu quando os novatos saíram das salas e encontraram um grande corredor para que eles passassem em direção ao portão da escola. De um lado e do outro, neste corredor humano, professores, orientadores e familiares aplaudiram os jovens. “As famílias foram convidadas a vir como surpresa. Muitos estudantes se emocionaram e sentiram a atenção especial dada a cada um”, contou Ariane.

Modelo EMTI

As atividades do Acolhimento Marco Zero, neste ano letivo de 2023, foram realizadas em celebração à vida e aos estudantes. Eles foram conduzidos à reflexão sobre a importância de seus sonhos e suas expectativas, buscando o exercício do protagonismo em um movimento para torná-los agentes ativos na transformação e renovação na sociedade.

O acolhimento é uma importante ação para concretização do princípio essencial à modalidade do Ensino Médio em Tempo Integral, que é a pedagogia da presença. O objetivo é motivá-lo a estar presente, participativo e comprometido. Quando o estudante é acolhido pelo gestor da escola, pelos professores, por colegas estudantes, percebe que ali há pessoas que realmente se importam com ele, educadores que se fazem presentes em sua vida e que sentem a sua falta quando ele não vem.