Escolas de Minas Gerais se unem com ações que marcaram o Dia do Acolhimento pela Paz

Redes públicas e privadas promoveram atividades de pacificação no ambiente escolar Integrantes do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar participaram das ações nas escolas

24/04/2023
-
4 min de leitura

Em um movimento inédito em toda a rede escolar de Minas Gerais, unindo escolas estaduais e privadas, esta quinta-feira, dia 20 de abril, ficou marcada pelo Dia do Acolhimento pela Paz. Resultado de uma iniciativa do Núcleo Interinstitucional de Proteção Escolar (Nipemg), centenas de ações aconteceram simultaneamente nas escolas de Minas Gerais, por meio de atividades de integração para a promoção de um ambiente acolhedor, com oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades culturais.

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, acompanhado pela secretária-adjunta, Geniana Faria, participou de ações que ocorreram na Escola Estadual Paschoal Comanducci, no bairro Jaqueline, em Belo Horizonte. Junto com eles, estiveram também representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), da Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais (PCMG).

Os subsecretários da Secretaria de Estado de Educação, superintendentes regionais de Ensino e servidores do Órgão Central da SEE-MG também reservaram o dia para visitar escolas e participar das ações de acolhimento junto com os estudantes e servidores escolares.

“Hoje foi um dia histórico para Minas Gerais. Nossas escolas deram um show de fomento à paz, de união, de acolhida dos estudantes, professores e servidores de uma forma diferenciada. Este é um trabalho que permanecerá, porque o dia escolar não é só um dia, temos 200 dias letivos, e estes dias têm que ser de paz e muita aprendizagem”, afirmou o secretário de Educação.

A exemplo do que ocorreu em toda a rede do estado, em Belo Horizonte, as escolas estaduais Professora Maria Muzzi Guastaferro e Santos Dumont, pertencentes à Metropolitana C, se uniram para celebrar juntas o Dia do Acolhimento pela Paz. Em parceria, as instituições promoveram uma programação com apresentações musicais, cartazes e a entrega simbólica de flores, em que alunos de uma escola entregaram os arranjos para estudantes da outra. 

“A gente quer propagar o amor, a amizade e a união entre esses alunos para que o processo de ensino e aprendizagem possa fluir de uma maneira mais eficiente.”, afirma o vice-diretor do turno da manhã da E.E. Maria Muzzi, Wanderson Rodrigues Santiago. 

Durante o evento, e em simbolismo da união e cumplicidade entre as escolas, as diretoras de ambas as instituições ergueram as mãos e se abraçaram. 

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante, acompanhou a programação de perto e destacou que esse é muito mais do que um movimento pela promoção da paz nas escolas. É também um compilado de ações de acolhimento aos estudantes, à comunidade escolar, aos pais e profissionais, entendendo a escola como um espaço seguro. “É fundamental que todas as escolas participem e promovam essas ações, trazendo segurança às famílias no encaminhamento dos estudantes para as escolas”, ressalta. 

Os estudantes do 3º ano do ensino médio da EE Professora Maria Muzzi Guastaferro, Ana Luiza Aroni e Luiz Fernando dos Santos, ressaltam a importância dessa programação como uma oportunidade de aprender mais sobre respeito, assim como de representar a harmonia entre as escolas. 

“Aqui na escola, a gente aprende uma coisa muito importante que é socializar com as pessoas, uma coisa muito boa e que pode influenciar no mercado de trabalho, em uma forma melhor de conversar com todo mundo, de ser amigo de todo mundo.”, aponta Luiz.

“É importante estarmos junto à outra escola porque todos nós temos os mesmos interesses, que são ter uma educação de qualidade e nos formar para ter um futuro melhor.”, afirma Ana Luiza, que completa dizendo que o dia de hoje simboliza paz, respeito, harmonia e amizade.