Equipes técnicas da Secretaria de Educação participam de formação em cultura digital

Capacitação foi realizada pela Fundação Telefônica Vivo

25/10/2023
-
3 min de leitura

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, realizou nesta terça-feira (24/10), uma formação para as equipes pedagógicas do Órgão Central sobre educação digital. O encontro presencial “Mão na Massa” teve o objetivo de proporcionar a vivência de uma formação imersiva para o desenvolvimento de competências docentes de alto impacto e, em curto prazo, experimentar metodologias ativas para aplicar em sala de aula e compartilhar experiências. Cerca de 40 servidores participaram do evento, realizado na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.

A palestra de abertura contou com a escritora, bióloga e pedagoga, doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, cujas publicações são importantes referenciais em Metodologias Ativas, STEAM e Ensino Híbrido. Em seguida foram realizadas oficinas em Narrativas Digitais e em Pensamento Computacional, em consonância com as duas eletivas relacionadas ao tema que integram o Catálogo de Eletivas 2024 do Ensino Médio, no intuito de expandir a formação aos docentes da rede.

A formação completa terá a carga horária de 20 horas em atividades presenciais, síncronas e à distância. Participaram as diretorias da SEE/MG como as do Ensino Médio; de Ensino Fundamental; de Modalidades de Ensino e Temáticas Especiais; de Educação Integral e Profissional e a Escola de Formação de Minas Gerais.

Educar para Transformar, Digitalizar para Aproximar

O propósito da parceira, Fundação Telefônica Vivo, é “Educar para Transformar, Digitalizar para Aproximar”. Ela atua dando suporte na ampliação de políticas e programas de adoção qualificada de tecnologia para o desenvolvimento de competências digitais de educadores e estudantes das escolas públicas.

Além disso, suas ações têm como tema transversal a equidade racial, considerando que é impossível avançar na inclusão social e digital sem reconhecer o recorte racial ainda presente no acesso à educação no Brasil.

Dessa forma, a SEE/MG fortalece suas frentes de atuação em relação à educação digital e dá seguimento à formação continuada de professores, na promoção de aprendizagens significativas que despertem maior interesse, autonomia e engajamento dos estudantes. É importante ensinar o uso das tecnologias digitais de forma ética, segura, crítica, responsável e consciente.

“A formação das equipes técnicas do Órgão Central em Cultura Digital é fundamental para apoiar e embasar a multiplicação dessas tecnologias para toda a rede mineira”, pontuou a diretora do Ensino Médio da SEE/MG, Rosely de Lima.