Educadores podem se inscrever para participar de programa que vai ajudá-los a aprimorar as aulas de artes

Formação é gratuita e ofertada pelo Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (IA) está com inscrições abertas para o Programa de Formação de Professores IA 2022. A iniciativa consiste em uma formação que oferece acesso a recursos e ferramentas que irão ajudar os profissionais da educação […]

17/03/2022
-
2 min de leitura

Formação é gratuita e ofertada pelo Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto (IA) está com inscrições abertas para o Programa de Formação de Professores IA 2022. A iniciativa consiste em uma formação que oferece acesso a recursos e ferramentas que irão ajudar os profissionais da educação a pensar e fomentar a arte na Educação Básica, aliando princípios pedagógicos e multidisciplinares a questões referentes à arte contemporânea.
A formação é gratuita e para participar é só acessar o site do IA e fazer a inscrição.

O programa educativo contempla, entre outras coisas, reflexões sobre a importância da arte contemporânea nos currículos locais, em diálogo com as orientações da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) de artes e linguagens, para o desenvolvimento de competências e habilidades culturais e críticas em diferentes fases da vida dos estudantes; contato com vivências artísticas, recursos e estratégias de ensino híbrido das artes visuais nas escolas, além de estudo de conceitos e temáticas contemporâneas, destacando a pedagogia crítica.

Para 2022, estão programados quatro encontros virtuais com professores e um grande curso final. O primeiro encontro será realizado no dia 18 de março, no formato on-line, das 19h às 21h30. Intitulado “Conviver com as artes na escola”, ele será ministrado por Pompea Tavares, Tainá Azeredo e Valquíria Prates.

Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA é um instituto cultural sem fins lucrativos centrado no compromisso social por meio da arte. Foi concebido como uma instituição que edifica o diálogo universal entre as comunidades do entorno da região de Ouro Preto e Mariana com a arte contemporânea.

Atua a partir da pesquisa, da educação, do desenvolvimento e concepção de projetos culturais de curta a longa duração. O IA pretende se estabelecer como uma plataforma colaborativa de conjugação e difusão de saberes, catalisando o potencial criativo presente nessas associações entre artistas, artesãos e comunidade.