Educação disponibiliza os primeiros Cadernos MAPA de 2024 para apoio dos educadores no processo ensino-aprendizagem

Material já está à disposição dos profissionais da rede estadual de ensino de MG

02/02/2024

Os educadores da Rede Estadual de Educação contam com mais um importante instrumento de apoio pedagógico para melhorar ainda mais a aprendizagem em sala de aula.  A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) disponibilizou os cadernos MAPA 2024, que têm a função de apoiar as atividades do professor em sala de aula no decorrer do processo educacional.

Os Cadernos Mapa são materiais pedagógicos com sugestões de sequências didáticas das habilidades do Currículo Referência Minas Gerais (CRMG). Eles foram elaborados a partir das habilidades previstas para cada bimestre, conforme o plano de curso, e disponibilizados bimestralmente para todos os anos de escolaridade da Educação Básica.

Seu intuito é auxiliar os professores da rede estadual de ensino no desenvolvimento de suas aulas e, consequentemente, na qualidade do ensino ofertado aos estudantes,

O Material de Apoio Pedagógico de Aprendizagem (MAPA) foi desenvolvido pela Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores, da SEE/MG e é um percurso composto pelo Currículo Referência de Minas Gerais, o Plano de Curso, Cadernos Mapa, o Jornal Lupa, o Se Liga na Educação e o Plano de Aula do Professor.

A diretora da Coordenadoria de Ensino da Escola de Formação, Janeth Cilene Betônico da Silva, avalia a relevância do material para a atuação dos professores em sala de aula.

“Os Cadernos MAPA foram criados para contribuir efetivamente com o trabalho do professor. O principal objetivo é trabalhar o desenvolvimento de habilidades propostas na BNCC e no CRMG. Esse material tem o propósito de dialogar com a prática docente e assegurar o direito de aprendizagem dos nossos estudantes”, explica a diretora.