Confirmação de matrícula do Trilhas de Futuro começa nesta terça-feira (28/2)

Os estudantes selecionados têm até o dia 9 de março para confirmar a matrícula presencialmente na instituição direcionada

28/02/2023
-
3 min de leitura

Os estudantes selecionados têm até o dia 9 de março para confirmar a matrícula presencialmente na instituição direcionada

Os estudantes selecionados na terceira edição do Programa Trilhas de Futuro já podem realizar a confirmação de matrícula, que se inicia nesta terça-feira (28/2) e vai até o dia 9 de março. Essa etapa é feita de maneira presencial e diretamente na instituição de ensino para a qual o candidato foi direcionado. Somente após a efetivação da matrícula é que o estudante garante a sua vaga no programa. 

Para efetivar a matrícula, é necessário que os estudantes menores de 18 anos estejam acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso seja maior de idade, o próprio candidato pode realizar a confirmação. Devem ser apresentadas as versões originais e as cópias de cada um dos documentos necessários para a matrícula. 

Documentos necessários — originais e cópias

  • Documento de identificação do estudante: RG ou Certidão de Nascimento;
  • CPF do estudante;
  • Comprovante de residência no nome de um dos pais/responsáveis ou do próprio estudante, quando maior de idade;
  • Declaração de escolaridade, com indicação da etapa que o estudante está cursando, caso ainda esteja no Ensino Médio;
  • Declaração de conclusão ou Histórico Escolar, no caso de egresso do Ensino Médio;
  • Documento de identidade e CPF de um dos pais/responsáveis — para estudantes menores de idade.

É importante ressaltar que são considerados comprovantes de endereço válidos, preferencialmente, as contas de água, energia ou telefone. Na ausência desses, é possível apresentar contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e endereço dos pais/responsáveis ou do candidato, se ele for maior de idade. 

Vagas residuais

Para o preenchimento das vagas residuais, aquelas que ainda permanecem disponíveis após o prazo de confirmação de matrícula,  a Secretaria de Estado de Educação abrirá um novo período de inscrição, entre os dias 14 e 27 de março. Essas vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de chegada. 

Nesta etapa, as vagas são acessíveis a qualquer candidato, sem necessidade de definição de prioridade. O catálogo de cursos com vagas residuais ficará disponível para consulta no site do Trilhas, durante o período informado.