Comissão julgadora para selecionar redações do concurso do Programa Jovem Senador é definida

Equipe ficará responsável pela escolha das três melhores redações que irão representar Minas Gerais na etapa federal

18/05/2023
-
3 min de leitura

Foi definida pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) os  servidores que irão integrar a comissão julgadora para avaliar as redações dos alunos participantes do concurso do Programa Jovem Senador. A comissão selecionará as três melhores redações que irão representar Minas Gerais na etapa nacional do concurso, que é uma iniciativa realizada pelo Senado Federal. 

O tema da redação deste ano foi “Saúde mental nas escolas públicas”, com inscrições encerradas no dia 5 de maio. Agora, as comissões julgadoras têm até o dia 31 deste mês para classificar os textos mais relevantes. Em Minas Gerais, a fase estadual conta com duas etapas: seleção regional das Superintendências Regionais de Ensino (SREs), onde servidores  selecionam três redações que representarão a respectiva regional; e a seleção estadual, onde a comissão julgadora selecionará as três redações do estado que serão enviadas ao Senado Federal. 

Ao todo, 12 avaliadores farão parte do processo seletivo da etapa estadual, como forma de dar maior transparência ao processo. São eles: Adriana Soares Nunes de Queiroz, Alysson Faria Costa, Ana Sílvia Gama Pereira  Barbosa, Cléber Leonardo de Souza, Cleuza Maria de Oliveira, Elzelina Dóris dos Santos, Fabiana Benchetrit dos Santos, Luciana Ferreira Perônico, Mara Letícia Carvalho de Souza, Ricardo Pinto de Paula, Rosália Aparecida Martins e Vânia Lúcia de Almeida. 

Após o final desta etapa, o Senado Federal escolherá a redação vencedora de cada estado e do Distrito Federal. O resultado será anunciado até o dia 15 de junho e os estudantes vencedores se tornarão os jovens senadores e senadoras de 2023.

Programa Jovem Senador 

O objetivo do Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa. 

Os estudantes selecionados participam de uma série de atividades, como palestras, debates, visitas a órgãos públicos e elaboração de projetos de lei. Como prêmio, eles participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre os dias 21 e 25 de agosto, onde terão a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo e interagir com parlamentares.

Ao final da semana, os estudantes apresentam seus projetos de lei em uma sessão plenária simulada, onde são avaliados por uma comissão julgadora. Os projetos vencedores são encaminhados para análise dos senadores e podem se tornar leis em vigor no país.