Avaliação Diagnóstica poderá ser aplicada até 25 de março
Testes podem ser aplicados em dois formatos: virtual e impresso As escolas da rede estadual de ensino ganharam mais tempo para realizar a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022. O prazo foi prorrogado até 25 de março. Na mesma data também termina o prazo para que os profissionais das escolas façam o lançamento das respostas da […]
Testes podem ser aplicados em dois formatos: virtual e impresso
As escolas da rede estadual de ensino ganharam mais tempo para realizar a aplicação da Avaliação Diagnóstica 2022. O prazo foi prorrogado até 25 de março. Na mesma data também termina o prazo para que os profissionais das escolas façam o lançamento das respostas da avaliação impressa no sistema.
A Avaliação Diagnóstica é um importante instrumento para as escolas. Ela tem o objetivo de verificar o conhecimento prévio dos estudantes, permitindo aos professores e especialistas revisar o planejamento e adequar as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes. Participam do teste, alunos matriculados nas turmas regulares do 2° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo.
A orientação da SEE/MG é que a aplicação dos testes aconteça nas escolas e, em casos excepcionais, na casa do estudante. A aplicação acontece em dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no website Estude em Casa, estão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos.
Os cadernos de teste são compostos por itens/questões de múltipla escolha e dispostos na prova com graus de dificuldade diferenciados (fácil, médio, difícil). A matriz de referência da Avaliação Diagnóstica foi construída com base nos Planos de Curso da rede de ensino. Em relação às turmas de EJA, as mesmas são avaliadas conforme as habilidades-foco estabelecidas no Caderno Pedagógico da EJA com conteúdos específicos para os períodos.
Os alunos que fizerem as avaliações receberão um Plano Individual de Estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos.